Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jacob Blake. Tiroteio no Wisconsin faz dois mortos e um ferido no terceiro dia de protestos

26 ago, 2020 - 07:42 • Redação com agências

Nas redes sociais, corre um vídeo de um homem armado, que terá disparado sobre a multidão. Blake foi atingido nas costas pela polícia e pode ficar paralisado.

A+ / A-

Um tiroteio na cidade americana Kenosha, no estado de Wisconsin, fez dois mortos e um ferido. Os tiros foram disparados durante o terceiro dia de protestos após um homem negro ter sido atingido sete vezes, nas costas, por um polícia.

"Os tiros provocaram a morte a duas pessoas e uma terceira pessoa está hospitalizada com ferimentos graves, mas que não colocam a sua vida em perigo", anunciou a polícia de Kenosha no Twitter.

Segundo a agência Reuters, nas redes sociais corre um vídeo de um homem armado que terá disparado sobre a multidão.

Jacob Blake, de 29 anos, está hospitalizado, desde domingo, em estado grave.

Segundo a agência Reuters, a polícia de Kenosha foi chamada devido a “incidente doméstico” no domingo à tarde. Ao que tudo indica, Blake estaria a tentar separar pessoas envolvidas na discussão quando foi abordado pelos agentes que, no início, terão tentado usar um taser.

Um vídeo gravado por testemunhas, mostra a vítima - aparentemente desarmada - a dirigir-se para o interior de uma carrinha, ignorando o pedido repetido dos agentes para que parasse, quando um polícia branco o puxa pela camisola de alças e dispara sete tiros seguidos.

Blake pode ficar paralisado

“Vai ser preciso um milagre para que volte a andar”, disse um dos advogados da família aos jornalistas.

Blake sofreu múltiplos ferimentos no corpo: no braço, rim, fígado e coluna vertebral.

Em declarações à imprensa, o pai da vítima descreveu o tiroteio como “uma tentativa de assassinato sem sentido”. “Dispararam sete vezes sobre o meu filho…sete vezes como se não tivesse importância, mas o meu filho é importante”, afirmou emocionado.

O advogado da família revelou que os três filhos de Blake (com três, cinco e oito anos) se encontravam dentro do carro, no momento dos disparos.

Os agentes polícias envolvidos no incidente foram colocados em licença administrativa, enquanto decorrem as investigações ao caso.

"Queremos justiça!" Protestos no Wisconsin após homem negro ser baleado pela polícia
"Queremos justiça!" Protestos no Wisconsin após homem negro ser baleado pela polícia

(Notícia atualizada às 12h20 com a segunda morte, durante os protestos)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+