Tempo
|
A+ / A-

"Campanha reacionária". PCP desvaloriza providência cautelar contra Festa do Avante

25 ago, 2020 - 13:16 • Lusa

A ação foi entregue no Tribunal do Seixal por um empresário. "A invocação de que ‘os festivais estão proibidos’, ainda que recorrentemente repetida, é absolutamente falsa", argumenta o PCP.

A+ / A-

Veja também:


Os responsáveis do PCP consideram que a providência cautelar contra a realização da Festa do Avante! não tem “qualquer fundamento” e é “só justificável” pelo objetivo “de animação artificial da campanha reacionária” contra o evento.

“A providência cautelar agora divulgada é desprovida de qualquer fundamento só justificável pelo que visa de animação artificial da campanha reacionária contra a Festa do ‘Avante!’. A invocação de que ‘os festivais estão proibidos’, ainda que recorrentemente repetida, é absolutamente falsa, como aliás se pode constatar com os inúmeros eventos que se estão a realizar por todo o país”, lê-se em comunicado.

A iniciativa legal entregue no Tribunal do Seixal pertenceu ao presidente do Palmelense Futebol Clube, Carlos Valente, também o representante de uma marca de equipamento audiovisual que fornece discotecas e festivais musicais em protesto contra as restrições impostas pela lei àqueles setores de atividade económica.

Segundo os comunistas, a legislação é “absolutamente clara ao permitir a realização de festivais (...) quando explicitamente exceciona da proibição genérica que ‘os espetáculos referidos no número anterior só podem ter lugar em recinto coberto ou ar livre, com lugar marcado e no respeito pela lotação especificamente definida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em função das regras de distanciamento físico que sejam adequadas face à evolução da doença covid-19’”.

“A operação para impedir a Festa do ‘Avante!’ foi derrotada. Impõe-se agora que cada um dos que não prescindem do exercício de direitos políticos e liberdades, faça da sua presença numa festa onde estão garantidas condições de segurança e tranquilidade, a resposta a essa operação antidemocrática contra a liberdade, a cultura e os direitos dos trabalhadores e do povo”, apela o PCP.

As regras para a realização da Festa do Avante, em tempo de pandemia de Covid-19, estão a ser ultimadas e deverão ser conhecidas em breve, disse, na segunda-feira, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

"Neste momento está do lado da DGS. Muito em breve teremos as orientações para a Festa do Avante. A garantia e o pressuposto, como sempre temos dito, é que serão constituídas essas regras e essas directrizes por parte da autoridade nacional garantindo a segurança e com certeza que a entidade promotora vai cumprir essas regras e assegurar a segurança", sublinhou Lacerda Sales, durante a última conferência de imprensa da DGS de balanço da pandemia.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que as regras para a Festa do Avante “não estão encerradas" e salientou que este "é um processo de negociação e iremos chegar a um acordo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Candeias
    28 ago, 2020 Leiria 10:21
    Este PCP não se enxerga ainda anda com a cassete de 1974/75 com o dito reaccionários, mudem a cassete essa já está gasta, ou mudam de cassete e saem do século passado ou arriscam-se a desaparecer da cena política portuguesa, o que para dizer a verdade não se perdia nada.
  • João Lopes
    25 ago, 2020 19:37
    Quem não é por mim, é contra mim. As campanhas dos comunistas são sempre fofinhas e democráticas. As campanhas contra os comunistas ou contra eventos comunistas são reacionárias, fascistas, etc. Os comunistas têm muita dificuldade em reconhecer o direito à opinião contrária, não sabem viver numa democracia plural... Ainda não aprenderam! Assim podem vir a desaparecer do mapa político nacional, porque cada vez menos portugueses votam no PCP!
  • Americo Anastacio
    25 ago, 2020 Leiria 16:05
    "...e animação artificial da campanha reacionária..." Como ? Estivemos confinados. Na Espanha e França é o que é. E nós brincamos com coisas sérias só por causa da organização pertencer a um partido que suporta o governo ? E mais, das receitas do evento, segundo rezam as crónicas, não pagam impostos. É de PASMAR.
  • Tomas
    25 ago, 2020 LIsboa 13:37
    pan·de·mi·a (grego pandemía, -as, o povo inteiro) nome feminino Surto de uma doença com distribuição geográfica internacional muito alargada e simultânea.

Destaques V+