Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moçambique

Terrorismo em Cabo Delgado. Commonwealth disponível para apoiar populações deslocadas

25 ago, 2020 - 21:16 • Redação com Lusa

A violência armada em Cabo Delgado já causou a morte a pelo menos 1.059 pessoas e levou à fuga de 250 mil.

A+ / A-

A Commonwealth manifestou a sua disponibilidade para apoiar Moçambique na assistência a populações deslocadas devido à violência armada em Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, informou fonte oficial.

A posição foi assumida durante uma conversa telefónica entre o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o ministro para Assuntos da Commonwealth no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Tariq Ahmad, segundo uma nota do Presidente de Moçambique divulgada esta terça-feira na sua página na rede social Facebook.

"O governante britânico condenou os atos terroristas em Cabo Delgado e manifestou interesse do seu país em apoiar as ações da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte, incluindo o apoio humanitário aos deslocados", refere a nota de Filipe Nyusi.

A violência armada em Cabo Delgado, província onde avança o maior investimento privado para a exploração de gás natural em África (liderado pela Total), já causou a morte de, pelo menos, 1.059 pessoas em quase três anos, além da destruição de várias infraestruturas.

De acordo com as Nações Unidas, a violência armada levou à fuga de 250.000 pessoas de distritos afetados pela insegurança, mais a norte da província.

A capital provincial, Pemba, tem sido o principal refúgio para as pessoas que procuram abrigo e segurança em Cabo Delgado, mas há quem prefira fugir para outros distritos e até províncias da região, com destaque para Nampula.

Além da violência armada em Cabo Delgado, Filipe Nyusi e Tariq Ahmad debateram as "experiências sobre a gestão das medidas de resposta à pandemia da covid-19" e a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Commonwealth, agendada para 2021, em Kigali, Ruanda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Couto
    27 ago, 2020 Espinho 22:55
    Onde entra aqui os PALOP'

Destaques V+