Tempo
|
A+ / A-

Vídeojogos

#FreeFortnite. Microsoft entra na batalha contra exclusão do jogo da Apple e Google

24 ago, 2020 - 18:26 • Redação

O famoso jogo Fortnite deixou de estar disponível desde a semana passada por, alegadamente, "violar as diretrizes" das lojas de aplicações.

A+ / A-

A decisão da Apple e Google de retirar o famoso jogo "Fortnite", desenvolvido pela Epic Games, das lojas de aplicações online conheceu novos episódios, está a incendiar as redes sociais e já meteu a Microsoft ao barulho.

A "batalha" que envolve a Apple e a Google contra a Epic Games invadiu as redes sociais, através da hashtag #FreeFortnite, criada pela editora.

Além da criação da campanha "Libertem o Fortnite", a editora publicou um vídeo onde faz paródia com a publicidade "1984" da Apple.

A Microsoft veio agora colocar-se ao lado da Epic Games neste braço de ferro. A empresa fundada por Bill Gates, detentora da consola de jogos X Box, avançou com uma declaração de apoio em tribunal.

A retirada do jogo "Fortnite" das lojas de aplicações, no início do mês, e a proibição de acesso a ferramentas de desenvolvimento vai afetar toda a indústria de vídeojogos, argumenta a Microsoft.

A proibição da Apple terá forte impacto no desenvolvimento do Unreal Engine, da Epic Games, que é utilizado por muitos programadores e criadores quando desenvolvem as suas propostas para jogos que correm no sistema operativo iOS e no iPhone.

A remoção das aplicações "Fornite" levou a que a Epic Games avançasse com ações judiciais contra os dois gigantes tecnológicos Apple e Google.

A decisão foi tomada a 13 de agosto, após a Epic Games ter tentado controlar a taxa de 30% que as plataformas cobram aos "developers" de aplicações.

A Apple já respondeu à polémica e sublinhou que “a Epic Games teve a infeliz ideia de violar as diretrizes da App Store, que são aplicadas igualmente a todos os "developers" e estão pensadas para proteger todos os utilizadores”. A Google concordou.

Na semana passada, a Apple pediu a um juiz federal da Califórnia que rejeite o pedido da Epic Games para continuar a operar na sua loja de aplicações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+