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Portugal compra radares que controlam a velocidade média na estrada

21 ago, 2020 - 08:20 • Redação

Novos aparelhos vão calcular se o veículo circula acima do permitido ao longo de um determinado trajeto em 20 locais.

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A partir do próximo ano, Portugal vai ter 30 novos radares, dos quais 10 vão calcular se os veículos andaram mais depressa do que o permitido ao longo de um trajeto. Ou seja, além da velocidade instantânea permitem controlar a velocidade média.

Com os novos aparelhos, o país fica 10 locais controlados pelo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), pode ler-se no “Jornal de Notícias”.

A aquisição implica um concurso internacional e o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Rui Ribeiro, já admitiu que os primeiros estejam a funcionar no final de 2021.

Com os novos radares surge também um novo sinal de trânsito. Os 10 radares vão rodar por 20 locais, mas os condutores não saberão quais estão ativos.

Quando se aproximar de uma zona será avisado por um sinal d aproximação de uma zona de velocidade controlada (imagem mostra duas máquinas fotográficas separadas uma da outra).

Os peritos falam num instrumento contra o excesso de velocidade. E já se sabe como vai funcionar: Uma câmara deteta a matrícula e a hora exata da passagem dos veículos; depois, um outro sistema no fim do troço, regista novamente a hora e a matrícula; no fim, se houver infração, a informação da viatura é enviada a um centro e controlo.

De acordo com o Observatório Europeu para a Segurança na Estrada, na Europa o excesso de velocidade causa 10% dos acidentes rodoviários e 30% dos desastres com mortes.

Entre 40 a 50% dos condutores ultrapassam os limites máximos para a via em que circulam.

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  • Observador
    22 ago, 2020 Portugal 12:23
    A caça à multa modernizou-se, temos de modernizar também os aparelhos anti-radar. Mais a sério, antes de pensarem em multas, deviam pensar em rever limites de velocidade: há estradas e auto-estradas onde os limites de velocidade com os carros atuais, não fazem sentido. Mas como sempre, preferiram começar com as multas. O que vale é que por falta de pessoal, a maior parte prescreve antes de ser cobrada.
  • Martins
    21 ago, 2020 LX 12:06
    Tudo muito interessante... E com que direito se faz esta "perseguição" ao condutor indo ao ponto de rastrear o percurso das pessoas? Se 10% dos acidentes se devem a excesso de velocidade então porque não "atacam" as razões dos outros 90%? Falta dinheiro para tanta coisa, mas para o negócio dos radares nunca falta! O sr. Rui Ribeiro devia voltar para o seu lugar na Universidade do Porto e deixar de andar nesta perseguição ao automobilista. Mas o compadrio socialista estendeu-lhe a mão em 2019... Cito: "Na teia das relações familiares no Governo, comecemos por Rui Ribeiro, companheiro de Idália Serrão — que em janeiro renunciou ao mandato de deputada. Rui Ribeiro foi nomeado a 14 de janeiro para o cargo de presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária por Artur Neves, o secretário de Estado da Proteção Civil. A nomeação é do Ministério da Administração Interna, liderado por Eduardo Cabrita, que, tal como a mulher e ministra Ana Paula Vitorino, foi camarada de Idália Serrão na bancada socialista".

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