Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casa Pia vive na "corda bamba", sem saber em que escalão vai jogar

21 ago, 2020 - 13:01 • Carlos Dias com redação

A Liga convidou o clube lisboeta a ocupar o lugar do Vitória de Setúbal, cuja inscrição nos escalões profissionais foi recusada por não respeitar os pressupostos exigidos. Vítor Franco, presidente do Casa Pia, fala das duas vias que podem levar o clube a ficar na II Liga e da terceira via, que tem o Campeonato de Portugal como destino.

A+ / A-

O presidente do Casa Pia, Vítor Franco, vive dias de incerteza. A menos de um mês do início da época 2020/21, o clube lisboeta ainda não sabe em que escalão vai competir.

"Não sabemos em que campeonato vamos estar. Não temos equipa técnica. Só temos os jogadores que tinham contrato por mais um ano. Estamos numa situação difícil e já sabemos que vamos partir para o campeonato, se estivermos na II Liga, em desvantagem relativamente aos outros clubes que já estão a trabalhar", observa, em entrevista à Renascença.

O Casa Pia, último classificado da II Liga no momento da suspensão do campeonato devido à pandemia de Covid-19, foi despromovido, administrativamente pela Liga, mas recorreu da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto. Decisão ainda pendente.

Entretanto, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal não conseguiram reunir os pressupostos necessários para a inscrição nas competições profissionais. Situação que levou a Liga a convidar Cova da Piedade e Casa Pia a ocupar vagas em aberto na II Liga, com o Portimonense a ficar na I Liga.

O Vitória de Setúbal, no entanto, também recorrer da decisão e ainda aguarda deliberação final. "Casa Pia, Vitória de Setúbal e Portimonense são as equipas que estão na 'corda bamba', neste momento, porque não sabem em que campeonato vão jogar", diz Vítor Franco.

Aquilo de que o presidente do Casa Pia tem a certeza é que o seu clube "reúne os pressupostos legais, financeiros e de infraestruturas para competir na II Liga". Admite, no entanto, que gostaria de participar no campeonato por via de uma decisão da judicial, sendo dada razão ao Casa Pia no processo em curso, e não por convite da Liga, que, em último caso, aceitará.

A II Liga tem início previsto para 12 de setembro. A I Liga arranca no fim de semana seguinte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+