Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

António Costa: “Não vamos poder voltar a encerrar totalmente empresas e escolas”

20 ago, 2020 - 13:56 • Redação

"Até haver uma imunização geral da população ou um tratamento para a Covid-19, temos que estar preparados para o pior”, afirma o primeiro-ministro.

A+ / A-

Veja também:


Portugal tem de estar preparado para um eventual agravamento da pandemia de covid-19, no outono e inverno, e não pode voltar a fechar empresas e escolas, afirma o primeiro-ministro, António Costa.

"O vírus é muito novo e ninguém saber verdadeiramente como se comporta. Há uma coisa que todos nós sabemos: os seres humanos adoecem mais no outono e no inverno do que na primavera e no verão. Portanto, temos que nos preparar para o outono e para o inverno, com a consciência de que não vamos poder ter no próximo ano a capacidade de resposta que tivemos em março, quando decidimos encerrar as escolas, porque o ano letivo que vamos reabrir não pode decorrer com as escolas de novo totalmente encerradas", disse António Costa.

Durante uma visita ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia - Espinho, o chefe do Governo referiu que "não vamos poder voltar a encerrar totalmente empresas e atividades empresariais, porque isso significa milhares de postos de trabalho em risco e uma destruição coletiva da riqueza do país e do funcionamento da nossa sociedade".

Números do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), revelados esta quinta-feira, mostram que o desemprego voltou a subir em julho. Portugal tinha registadas 407.302 pessoas nos centros de emprego.

Em relação ao mês anterior a variação é de 0,2% (mais 637 indivíduos). Mas face ao mesmo período do ano passado subiu 37% (mais 110. 012).

O primeiro-ministro anunciou que o Governo aprovou esta quinta-feira a aquisição de 6,9 milhões de doses de uma potencial vacina contra a Covid-19, num investimento de 20 milhões de euros.

O primeiro-ministro afirma que "os otimistas acreditam que no final deste ano haverá os primeiros lotes" de uma potencial vacina, mas isso pode não acontecer. "Até haver uma imunização geral da população ou um tratamento para esta doença, temos que estar preparados para o pior” , sublinha.

António Costa garante que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está preparado, mas tem de continuar a ser reforçado.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    20 ago, 2020 Leiria 15:10
    ".....António Costa garante que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está preparado........" Tal como o lar dos seus amigos no Alentejo, e o aumento em 17% no número de mortos em relação a 2019? É a isto " reinventar " que a sra. ministra se refere? Vá lá "aldrabar" para outro lado. Para quem chama "Polémicas artificiais" aos assuntos relacionados com a morte de 18 idosos, por negligência segundo se diz, o que esperar desta "personagem"? É muito triste isto.

Destaques V+