Tempo
|
A+ / A-

Brasil. Congresso contraria Bolsonaro e aprova uso obrigatório de máscara

20 ago, 2020 - 09:20 • Redação

O veto à obrigação do governo federal de fornecer água potável e higiene a indígenas também foi derrubado.

A+ / A-

Veja também:


O Congresso brasileiro aprovou o projeto que obriga a população a usar máscara enquanto durar o estado de calamidade devido à pandemia, após o veto do Presidente Jair Bolsonaro.

Numa sessão realizada virtualmente, quarta-feira, deputados e senadores anularam o veto do Presidente ao uso obrigatório em escolas, igrejas e comércio durante a pandemia.

De acordo com o site “Folha de S. Paulo”, com esta decisão as pessoas estão obrigadas a usar máscara em escolas, comércios, empresas, igrejas e noutros espaços fechados onde haja reuniões.

Também a imposição de multas a quem não cumprir a imposição de usar máscara voltou a ser aprovada pelo Congresso.

O projeto de lei obriga ainda o Estado a fornecer gratuitamente máscaras de proteção individual às populações mais desfavorecidas, como os indigenas.

Em julho, o Presidente alegou que a obrigação de usar máscara poderia ser considerado “violação de domicílio”.

Bolsonaro, um dos chefes de Estado mais céticos do mundo em relação à gravidade da pandemia, e que contraiu o novo coronavírus no mês passado, tendo já recuperado da doença, tem-se mostrado contra as medidas de isolamento social e proteção adotadas por estados e municípios.

Especialistas e autoridades internacionais de saúde recomendam o uso de máscara como forma de prevenir a disseminação do vírus.

O Brasil totaliza 111.100 vítimas mortais e 3.456.652 de casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, registada oficialmente no país em 26 de fevereiro, sendo o segundo país mais atingido pela doença no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 781.194 mortos e infetou mais de 22,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+