Tempo
|
A+ / A-

Bebé de quatro meses é a primeira criança a morrer com Covid-19 em Portugal

19 ago, 2020 - 13:35 • Ricardo Vieira

A menina, internada no Hospital D. Estefânia, tinha outra patologia grave associada, revela a ministra da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registados mais 253 casos e duas mortes por Covid-19 em Portugal.

A+ / A-

Veja também:


Mais 253 casos e duas mortes por Covid-19 foram registados em Portugal nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Um dos óbitos é um bebé que também sofria de um problema cardíaco grave. É a primeira criança a morrer de Covid-19 em Portugal e também na faixa etária até aos 20 anos.

A menina tinha quatro meses e outras patologias associadas, revela a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa.

A bebé estava internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, adianta Marta Temido.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, endereçou condolências à família e adiantou outros pormenores possíveis, respeitando o dever de sigilo.

De acordo com Graça Freitas, a bebé terá sido infetada por familiares e sofria de "uma patologia de base muito grave".

"Nasceu com uma cardiopatia congénita bastante grave e a situação da covid levou a um agravamento desta patologia e ao aparecimento de uma consequência cardíaca que é muito descrita internacional e nacionalmente nos casos muito graves, que é o aparecimento de uma miocardite."

"A causa final da morte foi um choque séptico, mas esta situação foi classificada pela mais reputada codificadora da Direção-Geral da Saúde como de facto um óbito por covid", explica Graça Freitas.

O número total de vítimas mortais desde a chegada da pandemia ao país, no início de março, sobe para 1.786.

Portugal tem agora registo de um total de 54.701 casos confirmados da doença. O grupo etário entre os 30 e 39 anos é o que apresenta o maior aumento: mais 49 casos.

Estão internadas nos hospitais portugueses devido ao novo coronavírus 329 pessoas, sendo que sete tiveram alta no último dia.

Trinta e cinco doentes estão nos cuidados intensivos. São menos três internados, em comparação com os dados de terça-feira.

Mais 159 casos na região de Lisboa

O número de casos ativos é de 12.786, mais 58 em relação ao balanço do dia anterior.

Mais 193 pessoas estão dadas como recuperadas da covid-19, num total de 40.129 desde a chegada da pandemia ao país.

Numa análise por regiões, as duas mortes desta quarta-feira foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo, que conta com mais 159 casos positivos da doença.

A região Norte tem 65 novos casos de covid-19, o Centro mais 17, o Alentejo mais sete e o Algarve mais quatro.

Os Açores têm agora 18 casos ativos de covid-19, depois de um homem diagnosticado com a doença ter viajado para o continente, à revelia das autoridades, e de não terem sido detetados novos casos nas últimas 24 horas.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+