Tempo
|
A+ / A-

Costa reforça confiança em Ana Mendes Godinho e rejeita “polémicas artificiais”

18 ago, 2020 - 12:47 • Joana Gonçalves

O primeiro-ministro adianta que “não houve nenhuma desvalorização do ponto de vista da investigação” e lembra que o Estado mobilizou as forças armadas para intervir junto do lar de Reguengos de Monsaraz, onde morreram 18 pessoas.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta terça-feira que mantém toda a confiança na ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que tem sido alvo de várias críticas depois de confessar, em entrevista ao jornal "Expresso", não ter lido o relatório da Ordem dos Médicos sobre o surto no lar de Reguengos de Monsaraz, que vitimou 18 pessoas.

“Não vale a pena pedirem a demissão de membros do Governo, porque quando eu não tiver confiança nalgum membro do Governo eu resolvo o problema. Eu tenho toda a confiança na senhora ministra Ana Mendes Godinho, no trabalho excecional que tem vindo a fazer”, adiantou António Costa à saída do centro de coordenação operacional nacional na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O primeiro-ministro defendeu que “a preocupação com os lares não é dos últimos dias, está presente desde o primeiro minuto” e lembrou que "houve um aumento de 5,5% das transferências para o apoio aos lares e foi criada uma linha especial de apoio aos equipamentos". Portugal soma mais de dois mil lares, mais de 90 mil utentes e mais de 60 mil profissionais.

“Não houve nenhuma desvalorização do ponto de vista da investigação. A ministra Ana Mendes Godinho instaurou um inquérito logo no dia 12 de julho e no dia 16 de julho já estava a comunicar os resultados do inquérito ao ministério público”, acrescentou.

O cehfe de Estado adiantou, também, que só no ano passado foram encerrados cerca de 100 lares que estavam a funcionar sem condições.

"Neste momento não nos devemos distrair do que é essencial nem estar aqui com polémicas que são artificiais. Cada um deve concentrar-se e fazer aquilo que lhe compete fazer", concluiu António Costa.

Na passada segunda-feira, morream mais dois idosos do Lar de Nossa Senhora da Luz, no concelho de Torres Vedras, onde se regista um foco de covid-19.

O primeiro ministro prestou, ainda, homenagem aos quatro bombeiros e piloto que perderam a vida no combate aos incêndios florestais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    18 ago, 2020 Leiria 14:59
    O nível deste sr. é demasiado baixo para primeiro-ministro de Portugal. Triste.

Destaques V+