Tempo
|
A+ / A-

Precariedade

Milhares de docentes e investigadores de fora do diploma que prolonga contratos

18 ago, 2020 - 19:30 • Lusa

Alerta é do Sindicato Nacional de Ensino Superior.

A+ / A-

Milhares de professores e investigadores precários ficaram excluídos do diploma que pretendia prolongar o vínculo laboral e assegurar o trabalho desenvolvido nas instituições e laboratórios, alertou esta segunda-feira o Sindicato Nacional de Ensino Superior (SNESup).

Na semana passada foi publicado um diploma que veio suspender os prazos de caducidade dos contratos de trabalho nas instituições de ciências, tecnologia e ensino superior e prolongá-los por mais 90 dias.

A luta pela prorrogação destes contratos não é de agora, mas só no final de julho foi aprovado no parlamento o projeto de lei publicado agora em Diário da República que reconhece esse direito.

No entanto, o presidente do SNESup, Gonçalo Leite Velho, explicou que o diploma só se aplica aos contratos atualmente em vigor: “Os milhares de pessoas cujos contratos terminaram em julho já não estão abrangidos”, alertou em declarações à Lusa.

Segundo contas sindicais, no total há mais de dez mil docentes cujos contratos terminam entre julho e agosto assim como milhares de investigadores e bolseiros.

No caso dos docentes, o contrato terminou mas o trabalho não, já que a pandemia de covid-19 fez com os prazos habituais do ano letivo fossem atrasados, como aconteceu, por exemplo, com as datas dos exames.

Na mesma situação estão milhares de investigadores e bolseiros, cujo trabalho esteve temporariamente suspenso devido à pandemia que obrigou ao teletrabalho: “Houve trabalho de laboratório e académico que passou para setembro”, sublinhou Gonçalo Leite Velho.

O SNESup exige que a situação destes trabalhadores seja resolvida e critica as instituições que, reiteradamente, têm pedido mais trabalho por menos salário. “Não é justo que sejam os mais precários e frágeis a pagar a crise”, lamentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+