Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Senna, Schumacher ou Hamilton? Algoritmo revela piloto mais rápido da Fórmula 1

18 ago, 2020 - 12:44 • Redação com Reuters

Tecnologia de “machine learning” desenvolvida pela Amazon Web Services comparou as performances dos pilotos por volta de qualificação, utilizando os dados recolhidos desde 1983.

A+ / A-

Um algoritmo analisou 40 anos de história da Fórmula 1 e chegou a conclusões sobre quem é o piloto mais rápido da história da modalidade.

O rei da velocidade é o brasileiro Ayrton Senna, o tricampeão do mundo que morreu em 1994 em resultado de um acidente no Grande Prémio de San Marino, de acordo com os resultados anunciados esta terça-feira no site da Fórmula 1.

A tecnologia de “machine learning” desenvolvida pela Amazon Web Services comparou as performances dos pilotos por volta de qualificação, utilizando os dados recolhidos desde 1983.

A inteligência artificial conclui que o segundo mais rápido é Michael Schumacher. Vencedor de sete campeonatos e afastado da competição após um grave acidente na neve, o alemão é 0.114 segundos mais lento do que Ayrton Senna.

O último lugar do pódio da velocidade é ocupado por Lewis Hamilton, que defende as cores da Mercedes, com uma diferença de 0.275 para o líder. Hamilton conta com seis títulos mundiais e 92 pole positions.


Max Verstappen, o holandês da Red Bull, aparece na quarta posição, a 0.280 segundos de distância de Senna.

A lista, que promete suscitar um amplo debate entre os adeptos da Fórmula 1, conta ainda com nomes como Fernando Alonso (0.309s), Nico Rosberg (0.374s) e Charles Leclerc (0.376s).

Um dos nomes mais improváveis é Heikki Kovalainen (0.378s), que deixou a modalidade em 2013 com uma pole position e uma vitória em 111 grandes prémios. O finlandês que passou pela McLaren aparece na oitava posição.

Sebastian Vettel e Alain Prost, que conquistaram quatro mundias, aparece na 10.ª e 20.ª posição, respetivamente.

De fora da lista dos 20 mais rápidos estão nomes como Nigel Mansell ou Mika Hakkinen, mas Lando Norris aparece no 15.º lugar apesar de estar apenas na segunda temporada.

Não há qualquer referência ao colombiano Juan Pablo Montoya, que detinha o recorde da volta mais rápida da Fórmula 1 durante uma qualificação no circuito de Monza, em 2004, ao serviço da Williams, com uma média de 262 quilómetros/hora, ultrapassado em 2018 por Kimi Raikkonen, em Ferrari, com 263 quilómetros/hora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+