Tempo
|
A+ / A-

Pandemia agravou tempo de espera por cirurgia

17 ago, 2020 - 06:40 • Redação

Mais de quatro em cada dez doentes aguardam há mais de um ano pela sua operação.

A+ / A-

A pandemia fez aumentar ainda mais o tempo de espera por uma cirurgia. Mais de 40% dos doentes esperam para ser operados fora do prazo aceitável.

Os dados mais recentes apontam para 242 mil doentes em lista de espera, sendo que mais de 100 mil já viram ultrapassado o prazo recomendado para sua patologia.

De acordo com dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) , citados pelo jornal “Público”, mais de quatro em cada dez doentes aguardam há mais de um ano pela sua operação.

“A recuperação das listas de espera de cirurgia que se verificou em 2019 – com um aumento na ordem dos 10,4%de cirurgia programada e 27,1% na cirurgia de ambulatório e que se mantinha crescente até fevereiro, foi bruscamente interrompida devido à pandemia de Covid-19”, justifica a ACSS.

Desde janeiro até 31 de julho, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) emitiram 143 mil vales-cirurgia.

Esta emissão acontece quando o tempo máximo de resposta garantido para a realização da operação está próximo de se esgotar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+