Tempo
|
A+ / A-

padre Lino Maia

"Nos centros de dia o distanciamento entre utentes não será muito praticável"

17 ago, 2020 - 10:25 • Isabel Pacheco com redação

Alerta é dado pelo presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social (CNIS) que diz ainda que o uso de equipamentos de proteção individual também não será fácil de conseguir de forma generalizada. O padre Lino Maia diz estes espaços apenas vão alcançar o regresso pleno em setembro.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social (CNIS) alerta para a dificuldade de cumprir algumas das regras da Direção-Geral de Saúde no combate à pandemia da Covid-19, nos centros de dia, no dia em que aqueles espaços voltam a abrir depois de cinco meses encerrados.

“Dentro do Centros de Dia o distanciamento entre utentes previsivelmente não será muito praticável", sinaliza o padre Lino Maia.

O mesmo responsável alerta ainda para que mesmo em relação aos equipamentos de proteção individual "dificilmente se conseguirá um respeito a 100%". "Claro que as orientações são importantes e tudo se fará para que sejam respeitadas. Mas temos de olhar à realidade e nem sempre será fácil respeitá-las”, admite.

Já em relação à reabertura em pleno dos centros de dia, o presidente da CNIS crê que só acontecerá em em Setembro. As portas abriram sábado, mas só metade é que funcionará.

Pelas contas do presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social apenas metade dos centros de dia deverão abrir portas esta segunda feira. O presidente da CNIS - que é responsável por dois mil centros de dia.. também admite que só cerca de metade dos utentes deverão regressar esta segunda-feira.

“Temos 50% dos 2000 centros de dia a abrir portas, e desses 50% calculo que apenas metade da lotação acorrerá ao centro de dia", sublinha.

Lino Maia explica que o agosto "é um mês de menor frequência" e as pessoas "quererão ver como as coisas estão, e não irão de imediato em massa”.

Os Centros de Dia estavam suspensos por causa da Covid-19 desde 16 de de março.

A reabertura implica que o regresso dos utentes que integrem grupos de risco seja “previamente submetido a uma avaliação pelo médico assistente, ponderando risco e benefícios”.

As autoridades pedem "o respeito pelo distanciamento físico de cerca de dois metros entre os utentes e sugerem que, sempre que possível, sejam promovidas atividades no espaço exterior".

O documento (que pode ser consultado aqui) apresenta um conjunto de recomendações, entre outras, medidas de etiqueta respiratória, higiene correta das mãos, controlo ambiental ou atuação perante um caso suspeito.

A CNIS reconhece que "a resposta social Centro de Dia assume-se como resposta fundamental para proporcionar bem-estar social, físico-motor, psicológico, promovendo a autoestima das pessoas idosas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+