Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 por concelho

Cerca de 40% dos concelhos registam aumento de casos de Covid-19. Sintra e Lisboa lideram

17 ago, 2020 - 14:34 • Joana Gonçalves

Apenas 45 municípios permanecem livres de Covid-19, em Portugal. Sintra e Lisboa apresentam aumento superior a uma centena de novos casos e seis concelhos registam decréscimo de infetados. A região de Lisboa e Vale do Tejo soma 50% do total de novas infeções no país.

A+ / A-

Veja também:


Dados divulgados esta segunda-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 263 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.

Sintra (+132), Lisboa (+131), Vila do Conde (+80), Vila Franca de Xira (+62) e Amadora (+51) são os municípios que registam o maior aumento de infeções, desde a última atualização, na passada segunda-feira.

À lista da DGS junta-se o concelho de Santa Marta de Penaguião, com cinco casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com o mesmo boletim, 134 municípios registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19, nos últimos sete dias. Sintra ultrapassa os quatro mil infetados.

Do total de município, seis registam um decréscimo no número de casos confirmados - Aljustrel, Batalha, Fundão, São Roque do Pico, Mondim de Basto e Vila Viçosa.

A DGS optou por suspender a atualização diária da caracterização demográfica dos casos confirmados, que passou a ser alvo de uma revisão semanal, publicada à segunda-feira.

Os dados divulgados, dão conta de apenas 91% do total de casos, registado em Portugal. À Renascença, a Direção Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".

O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica

Lisboa continua a ocupar o topo da tabela com um total de 4.822 infetados com o novo coronavírus, seguido de Sintra (4.038), Loures (2.457) e Amadora (2.350).

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 50% do total de novos infetados no país.

Portugal regista mais um morto e 132 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o balanço desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número total de vítimas mortais é agora de 1.779 desde a chegada do novo coronavírus ao país, no início de março.

Em relação ao valor acumulado de casos da doença, ascende agora a 54.234 o número de pessoas que contraíram o novo coronavírus.

Portugal tem nesta altura um total de 12.655 casos ativos e 39.800 pessoas recuperadas, mais 103 em relação ao boletim anterior.

Há 336 pacientes internados nos hospitais portugueses, mais 11 em relação a domingo. 39 pessoas estão nos cuidados intensivos.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista mais 66 casos de covid-19 e uma vítima mortal nas últimas 24 horas.

A região Norte tem mais 41 casos, o Centro mais seis, Alentejo tem mais 13 casos e o Algarve mais cinco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+