Tempo
|

Explicador

Como será a Convenção Democrata em tempos de pandemia?

17 ago, 2020 - 08:56 • Maria João Costa com redação

Com as eleições presidenciais norte-americanas no horizonte, começa esta segunda-feira nos Estados Unidos a Convenção do Partido Democrata. Os delegados vão formalizar as escolhas de Joe Biden e Kamala Harris como candidatos às presidenciais de 3 de novembro. São os adversários de Donald Trump na corrida à Casa Branca.Mas em ano de pandemia, também a convenção não poderia decorrer em moldes normais.

A+ / A-

Numa altura em que nos Estados Unidos já morreram quase 170 mil pessoas e onde nas últimas 24 horas registaram-se 528 mortes e mais de 43 mil novos casos de Covid-19, a Convenção Democrata também é marcada pela pandemia.

Esta é a primeira convenção a decorrer apenas através da televisão e internet. Não haverá os habituais confettis e balões com as cores dos Estados Unidos da América num pavilhão com milhares de apoiantes a gritarem o nome do futuro candidato à Casa Branca.

Os trabalhos vão assim decorrer de forma virtual, em Milwaukee, no Estado do Wisconsin. Mas há coisas que se mantêm como é tradicional, os trabalhos vão terminar na quinta-feira com o discurso de aceitação do democrata que irá defrontar o candidato republicano Donald Trump.

Nesse discurso, Joe Biden responde a três perguntas clássicas: Porque é que concorre à presidência? Se for eleito, quais serão as prioridades? E se a minha agenda for implementada, em que é que o país vai ser melhor?

Os trabalhos começam com Joe Biden a receber um apoio de peso?

No programa dos discursos desta segunda-feira marcará presença a ex-primeira-dama, Michelle Obama, mas surgirão também o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, uma das cidades norte-americanas mais afetadas pela pandemia.

Outro dos discursos do dia será o de Bernie Sanders - o senador de Vermont que chegou a ser o único concorrente de Joe Biden no partido democrata, na corrida à Casa Branca. Mas Biden contará também com outro apoio, o de John Kasich - que chegou a ser adversário de Trump no Partido Republicano e que agora mudou de campo, e vai apelar ao voto em Joe Biden.

Até quinta-feira, participam também o ex-presidente Bill Clinton, a mulher e ex-candidata presidencial Hillary Clinton.

Mas afinal esta convenção democrata é como os habituais congressos dos partidos como vemos em Portugal?

É diferente. Na política norte-americana as convenções, além de representarem o arranque final do ciclo eleitoral presidencial, que culmina com a eleição a 3 de novembro, têm três funções principais.

Primeiro, são a ocasião de aceitação formal dos candidatos a presidente e vice-presidente. É depois disto que começa a intensa campanha para galvanizar o eleitorado em torno de cada agenda política.

Segundo, possibilitam a interação sociopolítica entre milhares de delegados e eleitos dos cinquenta estados. Só delegados são 4.750 na convenção democrata.

Em terceiro lugar, é também da convenção que sai um conjunto de princípios e objetivos para os quatro anos de mandato presidencial.

Qual a estratégia de Biden para unir o Partido Democrata à sua volta?

A equipa de Biden lançou as bases para uma campanha unificadora durante outono. Para isso muito contribui a estratégia de tratar de forma amistosa Bernie Sanders e Elizabeth Warren, e a criação de grupos de trabalho para ajudar à criação de uma base ampla de apoio e à elaboração de uma plataforma que acomode as preocupações dos progressistas sem ultrapassar linhas vermelhas.

O desafio na convenção é aproveitar essa conquista, dar à ala mais à esquerda a sua quota de discursos e destacar como Biden trouxe progressistas como Alexandria Ocasio-Cortez para a campanha, ao mesmo tempo em que exalta uma mensagem de um programa de reformas ambiciosas, mas viáveis.

O que dizem as sondagens? Quais as hipóteses de Joe Biden derrotar Donald Trump?

Olhando para a média nacional, dados da RealClear Politics indicam que Biden lidera com 49,2% das intenções de voto. Poderá assim derrotar Trump que tem 41,8 por cento nas sondagens.

No índice de popularidade, Biden também vai à frente, assim como nos seis estados mais disputados.

Tudo dependerá agora da campanha, e certamente também do evoluir da pandemia nos Estados Unidos. Estima-se que na altura das eleições o número de vítimas do novo coronavírus possa ascender a 250 mil mortos.

Quem é Kamala Harris que Joe Biden escolheu para ser a número dois à Casa Branca?

Kamala Harris tem 55 anos, é advogada de formação e é senadora pelo Estado da Califórnia. Antes foi a primeira mulher procuradora-geral da Califórnia e também a primeira senadora de origem indiana e afro-americana.

Ela é filha de uma indiana e de um jamaicano, e tem mantido uma postura bastante crítica quanto á presidência de Donald Trump. Foi agora escolhida pelo ex-vice-Presidente de Barack Obama, como o seu braço direito nesta corria contra a reeleição de Donald Trump.

A capacidade física e mental do candidato democrata é mesmo uma questão nesta eleição?

Este é um tema que paira sobre a convenção democrata e as eleições de outono - a idade de Joe Biden. Terá 78 anos no dia da posse, e caso seja eleito será o homem mais velho a ocupar um cargo - mais velho ainda do que Ronald Reagan no dia em que deixou o cargo.

Liderados pelo presidente Trump, os republicanos têm trabalhado consistentemente para questionar a resistência e acuidade mental de Biden, e alguns eleitores inclinados a apoiar Biden estão preocupados com a questão.

Com um discurso de aceitação enérgico, coerente e nítido, o indicado democrata pode começar a responder a essas dúvidas. Mas, como foi o caso de Ronald Reagan, apenas um desempenho eficaz nos debates presidenciais - especialmente o primeiro deste ano - pode arrumar a questão.

Como é que Donald Trump vai reagir a esta Convenção?

O presidente norte-americano em exercício, Donald Trump, não vai ficar de braços cruzados. E para isso preparou uma estratégia a para desviar as atenções da convenção do Partido Democrata pela atenção de milhões de espectadores.

O “New York Times” noticiou que a campanha de reeleição do presidente norte-americano vai gastar dez milhões de dólares numa compra de anúncios sem precedentes.

Até quinta-feira, quando termina a convenção, o cabeçalho do YouTube vai ser ocupado por mensagens de apoio ao Presidente norte-americano e anúncios semelhantes vão cobrir a totalidade das páginas de entrada dos jornais Wall Street Journal e Washington Post e do canal Fox News.

E os Republicanos também vão reunir em convenção?

Sim, os Republicanos vão realizar a sua convenção na próxima semana entre os dias 24 e 27 em Jacksonville, no Estado da Florida, onde Trump e o seu vice-presidente, Mike Pence, serão formalmente designados como candidatos à reeleição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+