Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Covid-19 nos lares. Ministério da Segurança Social desmente que tenha relativizado números

15 ago, 2020 - 21:07 • Redação

Ministério tutelado por Ana Mendes Godinho acusa o semanário Expresso de “descontextualizado de forma grave” a resposta à pergunta sobre a gravidade da situação nos lares em Portugal. E garante: as medidas para “antecipar surtos e dotar estas instituições dos meios necessários” ascendem a 200 milhões de euros.

A+ / A-

Veja também:


Num esclarecimento enviado às redações este sábado, o Ministério Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garante, a propósito da entrevista dada pela ministra Ana Mendes Godinho ao semanário Expresso, que não relativizou os surtos ocorridos em diversos lares. O Ministério acusa mesmo o Expresso de ter “descontextualizado de forma grave” a resposta de Ana Mendes Godinho à pergunta sobre se “o pior ainda não passou no caso dos lares”.

A resposta dada foi a seguinte: "Tivemos 365 surtos [em abril] e temos 69 agora. Claramente, temos menos incidência. Temos 3% do total dos lares e temos 0,5% das pessoas internadas em lares que estão afetadas pela doença. A dimensão não é demasiado grande em termos de proporção. Mas, claro, que isto não significa que não devamos estar preocupados e mobilizados para reforçar a guarda”, explica o Ministério, acrescentando que “retirar uma parte essencial da frase, descontextualizando-a, e dando assim a entender que o Governo não considera graves os números de mortes em lares em Portugal, é um ato grave”.

No mesmo comunicado deste sábado, e já depois de a direita, do CDS ao PSD, terem pedido a demissão e audição parlamentar urgente, respetivamente, de Ana Mendes Godinho, o Ministério da Segurança Social assegura que, desde o início da pandemia de Covid-19, “tem estado a acompanhar a situação nos lares e tem desenvolvido mecanismos permitam antecipar surtos”.

Segundo o Ministério, “as medidas adotadas ascendem já a 200 milhões de euros”, dinheiro investido, por exemplo, “na reorganização das estruturas residenciais” ou na contratação de recursos humanos – que já permitiu a colocação “de praticamente seis mil pessoas em respostas sociais, na sua maioria em lares”.

“Outro das dimensões da estratégia é a disponibilização de material que permita a contenção da propagação do vírus, nomeadamente equipamentos de proteção individual, tendo já sido distribuídos mais de 1,3 milhões. Foram ainda lançados vários mecanismos financeiros de apoio para a aquisição de equipamentos de higienização”, acrescenta o Ministério tutelado por Ana Mendes Godinho.

“Finalmente, foi colocado em prática um plano de testes preventivos de despistagem de SARS-CoV-2 a todos os funcionários dos lares e estruturas residenciais em todo o país, em parceria com mais de 20 Instituições do Ensino Superior e Centros de Investigação. Esta estratégia tem permitido registar em Portugal níveis de incidência de covid-19 nos lares de idosos abaixo do registado em outros países”, conclui o comunicado, prometendo, para o próximo outono, “a criação de uma linha telefónica 100% dedicada a lares”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VITOR GOMES
    16 ago, 2020 PORTUGAL 11:33
    A ministra, o seu partido e o governo precisam todos de ir apanhar ar fresco da montanha!
  • Americo Anastacio
    15 ago, 2020 Leiria 22:34
    A culpa é do mensageiro ? Hummmmmmmmmmmm

Destaques V+