Tempo
|
A+ / A-

Fundação Portuguesa do Pulmão pede uso de máscara em locais públicos exteriores

14 ago, 2020 - 21:07 • Lusa

A Fundação aconselha “vivamente” as autoridades de saúde a estender o uso de máscara obrigatório ao exterior.

A+ / A-

A Fundação Portuguesa do Pulmão defende a extensão do uso obrigatório de máscara a todos os lugares públicos, mesmo que exteriores, para combater a pandemia de covid-19, e aconselha “vivamente” as autoridades de saúde a tomar a medida.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, a Fundação considera que a medida contribuirá para “um controlo mais eficaz da pandemia”.

O uso de máscara já é obrigatório em locais públicos fechados mas a instituição defende que deve ser alargado a locais exteriores salvo se o distanciamento social de dois metros esteja “indiscutivelmente assegurado”.

A Fundação alerta também para a necessidade de se melhorarem as atitudes comportamentais preventivas e que têm sido muito divulgadas, como a etiqueta respiratória, a desinfeção das mãos e das superfícies, e o distanciamento social, além da utilização de máscara em todos os espaços públicos interiores.

As propostas da Fundação surgem numa altura em que em Portugal e a nível mundial “a situação epidemiológica da pandemia covid-19 não se apresenta consolidada”, com a percentagem de população afetada a não ultrapassar os 0,3%, “o que significa que a infeção tem um enorme potencial de progressão”, diz-se no comunicado.

No documento alerta-se também que se está prestes a entrar numa nova fase da vida social, com o início das aulas e abertura de outras atividades, com o consequente aumento da proximidade entre as pessoas, o que fará aumentar o risco de transmissão da doença.

A fundação lembra também que se aproxima a época da gripe, pelo que a circulação conjunta de uma segunda onda pandémica e do vírus da gripe “é motivo acrescido de preocupação”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 754 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.772 pessoas das 53.783 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mew
    16 ago, 2020 22:10
    Agradeço-vos e aos que respiram saúde a boa disposição para o dia.

Destaques V+