Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Sevilha deteta surto de vírus do Nilo. Há 19 infetados

14 ago, 2020 - 08:27 • Miguel Coelho , Sofia Freitas Moreira

Das 19 pessoas infetadas, sete encontram-se em unidades de cuidados intensivos. Especialistas apelam à tranquilidade.

A+ / A-

Foi detetado um surto de vírus do Nilo, na região de Sevilha, em Espanha. Até ao momento, registam-se 19 pessoas infetadas, sendo que sete destas se encontram em unidades de cuidados intensivos.

Ainda assim, os especialistas apelam à tranquilidade, tendo em conta que só 1% dos doentes desenvolvem sintomas mais graves como febres altas, perda de visão ou convulsões.

Julia Praena, infecciologista do Hospital de Sevilha, assegura que, na maior parte dos casos, estamos a falar de situações aparentemente benignas.

"Não é grave para a população em geral. Na maioria dos casos é um quadro benigno e limitado. A forma complicada da doença verifica-se numa percentagem muito reduzida de pacientes, é muito pouco frequente”, explica a infecciologista em entrevista à imprensa espanhola.

O vírus do Nilo é uma doença transmitida pela picada de mosquitos. Neste caso, suspeita-se que a origem esteja em águas estagnadas do rio Guadalquivir.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+