Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Denúncia de irregularidades

Ordem diz que entregará provas de pressão de bancos sobre contabilistas até ao final do mês

14 ago, 2020 - 16:52 • Pedro Mesquita

Bastonária da Ordem dos Contabilistas confirma denúncias de técnicos de contabilidade alegadamente pressionados por gestores de contas em bancos "a darem um jeitinho" em declarações para acederem a apoios do Estado.

A+ / A-

A bastonária da Ordem dos Contabilistas, Paula Franco, disse esta sexta-feira à Renascença que, até ao final do mês de agosto, estarão reunidas todas as provas e documentação necessária para apresentar uma queixa no Ministério Público por alegadas pressões dos bancos sobre contabilistas para garantirem acesso a apoios do Estado.

"Ainda não foram enviadas para o Ministério Público, estamos a reunir toda a documentação para ir em conjunto, inclusivamente hoje já chegaram mais provas", diz Paula Franco. "Até ao final deste mês seguramente serão enviadas", e também para o conselho jurisdicional da Ordem dos Contabilistas, adianta a bastonária.

Sobre os nomes dos bancos envolvidas nestas denúncias, Paula Franco invoca o sigilo profissional, mas questionada sobre se envolve os maiores bancos portugueses, responde afirmativamente.

"Sim, são aqueles que usam mais as linhas de financiamento e são várias as delegações. Não estou a dizer que são todos, mas é um bocadinho generalizado."

Neste ponto, a bastonária faz a ressalva de que os casos envolvem gestores de contas em específico e não as instituições financeiras. "Isto tem a ver obviamente com gestores de conta, acredito que isto não venha, obviamente, de orientações da banca, aliás, tenho quase a certeza, pelo seu rigor também."

A situação envolve apoios do programa Adaptar, dirigido a pequenas e médias empresas, em que contabilistas dizem ter-se sentido pressionados por vários bancos a passar declarações falsas sobre a situação das empresas com contas nesses bancos.

"É uma situação inaceitável que está a levar muitos contabilistas a sentirem-se pressionados, inclusivamente com ameaças de clientes de mudarem de contabilistas se eles não passarem a declaração", denuncia a bastonária. "Ora, nós temos de ter consciência de que isto são falsas declarações."

Paula Franco também mantém a acusação que fez originalmente sobre o caso, dizendo que “há bancos que pedem aos contabilistas para darem um jeitinho mesmo quando as empresas apresentam uma quebra de faturação”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+