Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Biden pede uso obrigatório de máscara em todo o país

13 ago, 2020 - 22:59 • Redação com Reuters

Depois de Trump ter deixado a responsabilidade nas mãos de cada governador, o candidato democrata à Casa Branca pede aos governadores que tornem obrigatório o uso de máscara em espaços públicos.

A+ / A-

O candidato democrata à presidência, Joe Biden, pediu esta quinta-feira a todos os governadores dos EUA que tornem obrigatório o uso de máscaras para controlar a disseminação do coronavírus, que já matou mais de 165 mil pessoas nos Estados Unidos.

No seu segundo dia de campanha com a parceira Kamala Harris ao seu lado, Biden defendeu o uso generalizado de máscaras, após uma reunião virtual com consultores de saúde pública na sua cidade natal, Wilmington, Delaware.

“Todos os americanos deviam usar uma máscara quando estiverem fora de casa nos próximos três meses”, disse Biden. "Todos os governadores devem exigir o seu uso obrigatório."

A posição do democrata contrasta com a do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se recusou, durante muito tempo, a usar máscara em público. Trump rejeitou também assinar uma ordem executiva para tornar obrigatório, a nível nacional, o uso de máscaras em ambientes públicos.

O chefe de Estado norte-americano diz que a decisão deve ser dos governadores e que compreende resistências pessoais.

As autoridades de saúde pública internacionais concordam que o uso de máscaras em público retarda a propagação da doença respiratória que já infectou mais de 5,2 milhões de americanos.

"Espero que tenhamos aprendido a nossa lição. Espero que o presidente tenha aprendido a lição", disse o ex-vice-presidente Biden.
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos já ultrapassaram a barreira dos cinco milhões de casos e registam perto de 167 mil mortes. São o país mais afetado pela pandemia de Covid-19.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+