Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Se for à Galiza, não pode fumar nas esplanadas

13 ago, 2020 - 10:30 • Olímpia Mairos

A medida tem por base a posição de um comité de especialistas clínicos que considera que o fumo do tabaco “é um alto risco para a difusão do vírus”. A proibição é extensível às ruas e a outros lugares públicos onde não é possível manter o distanciamento social.

A+ / A-

A partir desta quinta-feira, é proibido fumar nas esplanadas e em outros espaços públicos da Galiza, por causa da transmissão da Covid-19 através das partículas do fumo, anunciou a Junta da Galiza.

O líder do governo regional, Alberto Núñez Feijóo, anunciou a proibição para todos os locais que não consigam assegurar a distância de segurança recomendada, na sequência do conselho de um comité de especialistas clínicos que consideram que o fumo do tabaco “é um alto risco para a difusão do vírus”.

“Vários membros do comité consideraram que fumar sem nenhuma limitação em esplanadas, com pessoas próximas umas das outras, ou em espaços públicos de grande afluência, é um risco para a contaminação da infeção”, disse o presidente da Galiza.

Citado pelo jornal El País, o presidente da Junta da Galiza explicou que “a lei é extensível às ruas e a outros lugares públicos onde não é possível manter o distanciamento social”.

“Quando em movimento, o fumo pode prejudicar as pessoas ao redor”, assinalou, sublinhando que que a lei é para “toda a comunidade da Galiza”.

Segundo os especialistas da comissão de saúde pública do sistema nacional de saúde espanhol, fumar e vaporizar aumenta o risco de contágio pelo novo coronavírus: “ao exalar o fumo, o fumador lança gotículas contra os acompanhantes”.

Aquela comissão, chefiada por Pilar Aparício, recomenda mesmo a proibição total de fumar em espaços como esplanadas e outros locais onde as pessoas se reúnam ao ar livre.

A Galiza é a primeira comunidade autónoma a dar o passo e a proibir fumar em espaços públicos, embora haja outras que têm estudado a medida com os seus comités científicos há semanas, incluindo a Andaluzia, Castilla-La Mancha e Castilla y León.

Especialistas como os da Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (Separ) recomendam a medida para prevenir a propagação do vírus.

A Galiza teve na quarta-feira 827 casos de infeção ativa, mais 87 do que no dia anterior, de acordo com os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+