Tempo
|
A+ / A-

Eurostat

Portugal é o maior produtor de bicicletas da União Europeia

13 ago, 2020 - 18:16 • Sandra Afonso

Em 2019, foram produzidos 2,7 milhões de bicicletas no país, a maioria para exportação.

A+ / A-

Portugal tornou-se no ano passado o maior produtor de bicicletas da União Europeia (UE), de acordo com dados revelados esta quinta-feira pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, em 2019 foram produzidas em Portugal 2,7 milhões de bicicletas, na sua maioria vendidas para fora.

Ao todo, os Estados-membros produziram 11,4 milhões de bicicletas no último ano, mais 5% do que no ano anterior.

Portugal liderou a produção, seguido de Itália com 2,1 milhões de bicicletas, da Alemanha com 1,5 milhões, da Polónia (900 mil) e dos Países Baixos (730 mil). Das fábricas destes cinco maiores produtores saiu cerca de 70% da produção total de bicicletas da UE no ano passado.

Quase 1 milhão da produção total, no valor de 368 milhões de euros, foi exportada para fora do espaço comunitário. O valor representa um aumento de 24% nas exportações de bicicletas, em comparação com 2012.

Mas apesar de a exportação estar a aumentar, os Estados-membros continuam a comprar mais bicicletas fora da União Europeia do que aquelas que vendem.

Só no último ano, exportaram quase 192 mil bicicletas elétricas, mas importaram cerca de 704 mil unidades, também elétricas, indica o Eurostat.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+