Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Após três dias está dominado o incêndio no Gerês

11 ago, 2020 - 08:27 • Redação com Lusa

As chamas consumiram mais de 500 hectares, entre Portugal e Espanha.

A+ / A-

Foi dominado, durante a madrugada, o incêndio que desde sábado lavra no Parque Nacional Peneda-Gerês. As chamas consumiram mais de 500 hectares, entre Portugal e Espanha.

Segue-se a operação de consolidação e de vigilância do perímetro do fogo. Segundo o comandante Paulo Sousa, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, este é um “trabalho bastante difícil Um que se deverá prolongar por todo o dia”.

O difícil acesso dificultou o trabalho dos bombeiros, que durante vários dias tentaram controlar os vários focos de incêndio.

Na segunda-feira, o segundo comandante operacional distrital de Viana do Castelo, Paulo Barreiro, tinha indicado que o terreno era "muito difícil para a progressão" dos operacionais e "para a consolidação do perímetro do fogo".

"Por isso, cautelosamente, não queremos dá-lo como dominado. Quando conseguirmos segurar as reativações, aí sim podemos mudar o estado do fogo", explicou, na altura, o responsável.

No sábado, no combate às chamas em Lindoso, um piloto português morreu e um piloto espanhol ficou gravemente ferido quando o avião 'Canadair' português em que seguiam se despenhou em território espanhol, a cerca de dois quilómetros da fronteira.

O copiloto está "estável e fora de perigo", segundo fonte do hospital de Braga.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+