Tempo
|
A+ / A-

Navio da Marinha acrescenta 37,5 mil km2 ao mapa do mar português

10 ago, 2020 - 12:39 • Marta Grosso

É o resultado de uma campanha científica realizada durante nove semanas no arquipélago dos Açores.

A+ / A-

O mapa do mar português conta agora com mais cerca de 37.500 km2, em resultado da campanha científica levada a cabo pelo navio hidro-oceanográfico D. Carlos I, da Marinha Portuguesa.

O navio regressou esta segunda-feira à base naval do Alfeite (Lisboa), após ter estado nove semanas no arquipélago dos Açores no âmbito do programa SEAMAP 2030 e da cooperação com o Governo Regional dos Açores.

A campanha consistiu no levantamento hidrográfico, com os sistemas sondadores multifeixe de bordo, de 10 montes submarinos com especial interesse para o estudo dos ecossistemas do mar profundo, num raio de 100 milhas náuticas (mais 185 km) do grupo central do Arquipélago dos Açores – como refere o comunicado enviado à Renascença.

Para esta campanha científica, embarcaram ainda um médico e dois mergulhadores da Marinha Portuguesa, e uma equipa da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico, constituída por cinco militares especializados em Hidrografia, que realizou levantamentos hidrográficos costeiros e portuários nas ilhas da Graciosa e do Faial.

O D. Carlos I atracou na base naval de Lisboa nesta manhã, “perfazendo 62 dias de missão e 970 horas de navegação, tendo percorrido 6.800 milhas náuticas (mais de 12.593 km)”, refere o comunicado.

Durante a missão, o navio fez ainda a manutenção de duas boias multiparamétricas (em Faro e Sines) do Sistema Integrado de Monitorização Ambiental da Zona Económica Exclusiva de Portugal, dando apoio a uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico.

Além disso, no âmbito do projeto CETUS, e da colaboração da Marinha Portuguesa com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), embarcaram quatro observadores de cetáceos, tendo sido avistados vários exemplares das espécies Balaenoptera borealis, Physeter macrocephalus e Grampus griseus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+