Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sete distritos do interior em aviso amarelo por causa do calor

08 ago, 2020 - 09:51 • Lusa

Estão sob aviso amarelo, até às 21h00 de domingo, os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real.

A+ / A-

Sete distritos do interior de Portugal continental foram colocados este sábado sob aviso amarelo, até às 21 horas de domingo, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido às temperaturas elevadas previstas nas regiões.

Estão assim sob aviso amarelo até às 21:00 de domingo os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real.

O IPMA prevê para hoje temperaturas máximas de 37 graus em Évora, 36 em Beja e Bragança, 35 em Castelo Branco, 34 em Vila Real e Portalegre e 31 na Guarda.

Devido às elevadas temperaturas e ao risco de incêndio, o Governo anunciou na sexta-feira o prolongamento até ao final de domingo da declaração de situação de alerta em todos os distritos de Portugal continental, mantendo alguns distritos em alerta vermelho (alerta da proteção civil, diferente dos avisos do IPMA) e outros em alerta laranja.

“A decisão foi de prolongar a declaração de situação de alerta a todo território nacional [continental] até ao final do dia de domingo”, explicou a secretária de Estado da Administração Interna, adiantando passarem a estado de alerta laranja (o segundo nível mais grave) os distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco, e os restantes distritos do continente em estado de alerta especial amarelo (terceiro nível).

Em situação de alerta é proibida a realização de queimadas e o uso de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, e são proibidos o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais "previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios".

Também não são permitidos trabalhos florestais e rurais com equipamentos elétricos em espaços, exceto para alimentação de animais, execução de podas, regas, extração de cortiça e mel e colheitas de culturas agrícolas, desde que "sejam de caráter essencial e inadiável", em zonas de regadio, sem materiais inflamáveis e fora de floresta e mata.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+