Tempo
|
A+ / A-

Morreu piloto português do Canadair que se despenhou no Gerês

08 ago, 2020 - 11:52 • André Rodrigues , Isabel Pacheco , Inês Rocha

A vítima, com 65 anos e nacionalidade portuguesa, morreu no local, apesar das tentativas realizadas pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A+ / A-

Morreu um dos ocupantes um avião Canadair (CL215) que estava a combater a um incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Lindoso, Ponte da Barca, avançou à Renascença Pedro Araújo, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A vítima, Jorge Jardim, era o piloto da aeronave, com 65 anos e nacionalidade portuguesa. O homem morreu no local, apesar das tentativas realizadas pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), enquanto o segundo piloto, de nacionalidade espanhola e de 39 anos, ficou politraumatizado, com múltiplas fraturas. Foi assistido no local e transportado em "estado grave" para o Hospital de Viana do Castelo.

O avião despenhou-se numa área do território espanhol, "a cerca de um, dois quilómetros da fronteira com Portugal", acrescentou a mesma fonte.

O acidente aconteceu pelas 11h16, durante uma operação de reabastecimento. A aeronave, que fazia parte do dispositivo de combate a incêndios florestais do centro de meios aéreos de Castelo Branco, despenhou-se numa zona montanhosa.

As operações de resgate dos tripulantes estão a decorrer, estando envolvidos dois helicópteros da Força Aérea Portuguesa e um helicóptero espanhol. No teatro de operações estão também dois helicópteros de emergência médica do INEM, avançou à Renascença Pedro Araújo.

O incêndio está a ser combatido por mais de 100 operacionais, apoiados por 28 veículos e 10 meios aéreos portugueses e espanhóis. O flanco direito do incêndio, do lado português, já está dominado.

O combate está a ser feito num regime de entreajuda entre os dois países, "com recurso a ferramentas manuais", já que é uma zona "de muito difícil acesso", avançou à Renascença o comandante Paulo Santos, da ANEPC.

Não há infraestruturas ou aglomerados populacionais na zona de influência do incêndio. Ainda assim, este é o incêndio que mais preocupa os bombeiros, nesta manhã.

Em nota de pesar enviada às redações, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, lamenta a morte do piloto da aeronave. "Apresento as mais sentidas condolências à família do piloto Jorge Jardim, que hoje faleceu na sequência de um acidente com um avião de combate a incêndios".

O ministro refere-se ainda ao co-piloto da aeronave, que ficou ferido na sequência deste acidente, desejando-lhe "votos de plena recuperação".

"Neste momento trágico, dirijo uma palavra de solidariedade a todos aqueles que prestam um serviço inestimável ao país no combate aos incêndios. Os meus pensamentos estão com todos aqueles que, de forma empenhada e generosa, integram este esforço nacional", lê-se na nota.

[Notícia atualizada às 15h41, com nota de pesar do ministro da Administração Interna]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+