Tempo
|
A+ / A-

Líbano. Manifestantes em fúria tomam de assalto ministérios

08 ago, 2020 - 21:20 • Lusa

O contestado primeiro-ministro libanês Hassan Diab anunciou hoje que vai propor eleições legislativas antecipadas no país abalado pela mortífera explosão no porto de Beirute.

A+ / A-

O exército libanês retirou, na noite de sábado, um grupo de manifestantes que tomou de assalto o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Beirute, segundo a agência noticiosa AFP.

Os contestatários, dirigidos por oficiais do exército na reforma, tinham assumido algumas horas antes o controlo do edifício, proclamando-o “quartel general da revolução” durante uma manifestação antigovernamental em Beirute.

O exército enviou reforços para os desalojar, indicou a AFP, num dia assinalado por novos confrontos entre milhares de manifestantes e as forças policiais na capital libanesa.

Antes, os mesmo manifestantes também tomaram de assalto o Ministério da Energia do Líbano ao início da noite de hoje, no âmbito de ações dirigidas contra diversos ministérios após os intensos protestos contra as autoridades, que consideram responsáveis pela mortífera explosão no porto de Beirute na passada terça-feira.

O setor da Energia constituiu o símbolo da delapidação dos serviços públicos e da corrupção de que é acusada a classe política. O racionamento da eletricidade tem aumentado a cólera da população.

Segundo a Cruz Vermelha libanesa, 170 pessoas ficaram feridas nos confrontos entre a polícia e os manifestantes, 50 das quais tiveram de ser transportadas para o hospital.

As explosões de terça-feira, que as autoridades libanesas têm atribuído a um incêndio num depósito no porto onde se encontravam armazenadas cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio, causaram 158 mortos e mais de 6.000 feridos e vieram alimentar a revolta de uma população já mobilizada desde o outono de 2019 contra os líderes libaneses, acusados de corrupção e ineficácia.

A “devastação” em Beirute vista por Farah. “Queremos sair do país. Não confiamos as nossas almas ao governo”
A “devastação” em Beirute vista por Farah. “Queremos sair do país. Não confiamos as nossas almas ao governo”

Os manifestantes que se concentraram no centro de Beirute pediram vingança contra os seus dirigentes e alguns tinham cordas, para simbolizar o seu enforcamento.

Guilhotinas em madeira foram instaladas na praça dos Mártires em Beirute, epicentro da contestação iniciada em outubro de 2019, e muitos manifestantes gritaram “vingança, vingança, até à queda do regime”.

Caos

Não muito longe da sede do parlamento, grupos de jovens lançaram pedras e paus e a polícia utilizou gás lacrimogéneo para os dispersar.

As explosões, que terão deixado também até 300.000 pessoas desalojadas, foram umatragédia a mais para os libaneses que sofrem o peso de uma crise económica e política.

Uma desvalorização sem precedentes da sua moeda, hiperinflação, despedimentos em massa, situação agravada pela pandemia do novo coronavírus, que obrigou as autoridades a confinarem a população durante três meses.

No domingo realiza-se uma videoconferência de doadores para o Líbano, coorganizada pelas Nações Unidas e pela França.

As manifestaçõs de hoje voltaram a degenerar em violências entre manifestantes e forças policiais, enquanto diversos grupos organizados tomavam de assalto o Ministério dos Negócios Estrangeiros, proclamando-o “quartel general da Revolução”.

O edifício também acolhe as instalações do Ministério da Economia e do Meio Ambiente, e de acordo com o diário The Daily Star registou-se um assalto e um incêndio nas instalações.

Através de uma mensagem no Twitter, as forças de segurança anunciaram que um polícia morreu num hotel central durante os confrontos com manifestantes, e pelo menos 172 pessoas ficaram feridas.

A mensagem referiu que “um membro do Ministério do Interior morreu no processo de manter a segurança quando se encontrava no interior do hotel Le Gray, após ser atacado por vários desordeiros assassinos”.

O hotel Le Gray está localizado perto do local dos protestos, e um grupo de manifestantes ateou fogo às suas portas, suscitando um momento de grande tensão no interior do edifício.

Eleições antecipadas

Enretanto, durante a tarde, o contestado primeiro-ministro libanês Hassan Diab anunciou que vai propor eleições legislativas antecipadas no país.

Num discurso pela televisão, o chefe do Governo afirmou que “apenas eleições antecipadas podem permitir uma saída da crise estrutural”.

“Apelo a todas as partes políticas que se entendam sobre a próxima etapa”, acrescentou Diab. Os seus responsáveis “não têm muito tempo, estou disposto a continuar a assumir as minhas responsabilidades durante dois meses até que cheguem a acordo”, precisou.

O chefe do Governo, que formou o seu gabinete em janeiro após a demissão de Saad Hariri no final de outubro, sob pressão do movimento de protesto popular, acrescentou que vai submeter na segunda-feira a sua proposta ao Conselho de Ministros.

O seu discurso ocorreu quando milhares de libaneses prosseguiam os protestos no centro de Beirute, exigindo explicações ao poder após a explosão no porto de Beirute na terça-feira, que devastou bairros inteiros e provocou pelo menos 158 mortos e 6.000 feridos, segundo o último balanço oficial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+