Tempo
|
A+ / A-

Incêndios

Fogos em Chaves e Alijó mobilizam 370 operacionais e mais de cem veículos

07 ago, 2020 - 18:15 • Lusa

Ocorrência mais preocupante é a de Vilar de Nantes, no concelho de Chaves. Possui três frentes e lavra com intensidade numa zona de pinhal da serra do Brunheiro.

A+ / A-

Cerca de 370 operacionais combatiam esta sexta-feira pelas 22h48 dois incêndios que lavram em Vilar de Nantes (Chaves) e Alijó, no distrito de Vila Real, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A ocorrência que causa mais preocupações às autoridades é de Vilar de Nantes, no concelho de Chaves, que deflagrou às 14h41, possui três frentes e lavra com intensidade numa zona de pinhal da serra do Brunheiro.
Fonte da Proteção Civil referiu que, até este momento, não há aldeias em perigo neste fogo.
Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 22h49 estavam mobilizados para este fogo 232 operacionais e 68 viaturas.

Por volta das 22h30, segundo o presidente da câmara de Chaves, cerca de 80% do incêndio estava dominado.

O incêndio que deflagrou na quinta-feira, em Alijó, entrou em fase de resolução pelas 6h00 desta sexta-feira, mas durante a tarde tem sofrido algumas reativações.
No local, segundo a ANEPC, permanecem 141 operacionais e 39 viaturas.

O alerta para esta ocorrência foi dado pelas 12h00 de quinta-feira e teve início perto da zona industrial de Alijó.

Em Vila Real, o incêndio que deflagrou esta sexta-feira às 15h48 numa zona de mato, na zona do Monte da Forca, na freguesia de Parada de Cunhos, foi dado como dominado cerca de uma hora depois.

Esta tarde, o distrito transmontano registou também focos de incêndio em Valpaços e Mondim de Basto, que já estão em resolução.

O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.

[Notícia atualizada às 22h53]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+