Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

DGS alerta para perigo de contágio em encontros familiares

07 ago, 2020 - 19:45 • Lusa

Dos 178 surtos, mais de metade continua a situar-se na zona de Lisboa e Vale do Tejo (92), seguindo-se o norte do país, com registo de 45 surtos.

A+ / A-

Veja também:


Muitos dos novos surtos de Covid-19 estão relacionados com encontros familiares, em especial no Algarve, alertou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde, lembrando que há neste momento 178 surtos ativos no país.

Dos 178 surtos, mais de metade continua a situar-se na zona de Lisboa e Vale do Tejo (92), seguindo-se o norte do país, com registo de 45 surtos.

No centro há 11 surtos e 15 no Alentejo e outros 15 no Algarve, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, durante a conferência de imprensa de balanço sobre a pandemia de Covid-19.

No entanto, as autoridades estão agora especialmente atentas ao sul do país: “Todos querem socializar e todos têm risco e é isso que está a acontecer no Algarve”, alertou Rui Portugal.

“Os surtos têm, neste momento, uma base sobretudo de cariz familiar”, afirmou Rui Portugal, explicando que são os encontros de pessoas que não vivem juntas que estão a potenciar os novos casos.

“Apesar de serem da mesma família e terem os mesmos apelidos, têm de perceber que se estiverem em núcleos diferentes podem ocorrer contágios de uns para outros núcleos da mesma família”, alertou, pedindo a todos que continuem a manter as regras de distanciamento físico.

Rui Portugal lembrou ainda que o perigo não se circunscreve aos grupos de jovens: “Nesta fase, muita atenção ao risco que ocorre a ajuntamento de caráter mais social, para todas a gerações”.

As questões laborais deixaram de “preocupar da mesma forma que preocupavam”, sendo agora substituídas pelos reencontros em tempos de férias.

No entanto, para a DGS, “o surto mais relevante” continua a ser o ocorrido esta semana no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Torres Vedras, onde há 48 residentes e 24 funcionários infetados.

Portugal registou esta sexta-feira mais três mortos e 290 novos casos de infeção por Covid-19 em relação a quinta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).

De acordo com o relatório da DGS sobre a situação epidemiológica, desde o início da pandemia até ao momento registaram-se 52.351 casos de infeção confirmados e 1.746 mortes, das quais três na região de Lisboa nas últimas 24 horas.

A região de Lisboa e Vale do Tejo totaliza esta sexta-feira 26.928 casos de Covid-19, mais 208 do que na quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lorde AhAh
    08 ago, 2020 Coliseu 10:02
    O que vale é que pelo menos nas escolas os jovens não correm qualquer perigo. É a OMS, o Guterres, e o Lacerda dos alimentos leves que o assegura. Não há qualquer perigo de contágio para os jovens, pelo que as aulas presenciais vão ser uma festa. Nem sei porque estão tão preocupados a distribuir máscaras nem nada ...

Destaques V+