Tempo
|
A+ / A-

Explosão no porto. Número de mortos em Beirute sobe para 149

07 ago, 2020 - 09:25 • Lusa

Quase 72 horas depois das explosões, as autoridades continuam a tentar resgatar mais pessoas nas áreas mais afetadas pelas explosões, perto do porto.

A+ / A-

O número de mortos causado pelas explosões de terça-feira no porto de Beirute aumentou para 149, avançou o Ministério da Saúde libanês, depois de uma noite em que se registaram confrontos entre manifestantes e a polícia.

O último número, fornecido por um porta-voz desse ministério, dava conta de 137 mortes.

Até o momento, não foram divulgadas informações precisas sobre o número de feridos, genericamente avaliados em 5.000, nem sobre o número de desaparecidos que, há dois dias, era estimado em cerca de 100.

Quase 72 horas depois das explosões, as autoridades continuam a tentar resgatar mais pessoas nas áreas mais afetadas pelas explosões, perto do porto.

Na noite passada, foram registados incidentes nos arredores do parlamento libanês, onde um pequeno grupo de pessoas tentou passar as cercas que impedem o acesso, acabando por entrar em confrontos com a polícia. Não houve informação de qualquer detenção ou de feridos.

As violentas explosões deverão ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, revelou que cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio estavam armazenadas no depósito do porto de Beirute que explodiu.

A explosão causou danos materiais significativos, deixando entre 200.000 e 250.000 pessoas sem casa, e perdas materiais no valor de 2.500 e 3.000 milhões de euros, de acordo com as autoridades da capital libanesa.

Beirute está em estado de emergência durante 15 dias, desde quarta-feira, e as Forças Armadas estão encarregues de garantir a segurança na área, onde os moradores continuam a tentar limpar as ruas e resgatar alguns dos objetos perdidos.

As autoridades libanesas detiveram 16 pessoas numa investigação à explosão, entre elas o diretor-geral do porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+