Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Aldeias de Moncorvo fora de perigo após algumas "horas de aflição"

06 ago, 2020 - 20:54 • Lusa

O fogo chegou a queimar alguns palheiros, mas não atingiu casas.

A+ / A-

O presidente da União de Freguesias da Cardanha e Adeganha, no concelho de Torre de Moncorvo, disse esta quinta-feira, que já não há aldeias em perigo em consequência do incêndio que deflagrou naquele território ao início da tarde.

"As aldeias de Estevais, Cardanha e Adeganha já não correm perigo devido ao incêndio, apesar da aflição inicial que durou algumas horas. Não temos o conhecimento de casas ardidas ou vítimas", indicou José Moreiras à Lusa.

Segundo o autarca, o fogo à sua passagem queimou três ou quatro palheiros junto a Estevais e Cardanha.

Já o Comandante Operacional Distrital de Operações e Socorro (CODIS) de Bragança, João Noel Afonso avançou que o fogo está concentrado em zonas de mato de difícil acesso.

"O incêndio tem duas frentes ativas e está a consumir mato numa zona de difícil acesso, com muitas rochas, o que dificulta a entrada de veículos de combate às chamas", afirmou o comandante operacional distrital de operações de socorro (CODIS) de Bragança, João Noel Afonso.

O comandante acrescentou que durante a noite o combate às chamas será feito de forma apeada, com recurso a material sapador. Para já não há populações em perigo, referiu.

João Noel Afonso indicou que às primeiras horas da manhã de sexta-feira são esperados meios aéreos para ajudar no combate.

"Ao início da tarde viveram-se momentos de aflição, tendo sido necessário reorganizar o dispositivo na aldeia de Estevais para evitar o pior", salientou o CODIS.

O alerta para o incêndio que lavra na União de Freguesias de Adeganha e Cardanha foi dado às 14h41.

"As condições atmosféricas são adversas, nomeadamente o vento que dificulta a progressão dos operacionais no terreno, que já por si é acidentado", indicou o CODIS.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 23h20 estavam empenados no combate às chamas 97 bombeiros apoiados por 43 viaturas, meio aéreo e duas máquinas de rastos.

[Notícia atualizada às 00h01]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+