Tempo
|
A+ / A-

Papa pede oração pelas vítimas em Beirute e pela reconciliação do país

05 ago, 2020 - 09:40 • Aura Miguel com redação

Duas fortes explosões sacudiram Beirute na terça-feira, causando mais de uma centena de mortos e mais de 4.000 feridos.

A+ / A-

O Papa lembrou, esta quarta-feira, os acontecimentos no Líbano. Francisco pediu oração pelas vítimas e pela reconciliação do país.

“Ontem em Beirute, na zona do Porto, fortes explosões causaram dezenas de mortos e milhares de feridos e muitas e graves danos. Rezemos pelas vítimas e pelos seus familiares…e rezemos pelo Líbano, para que, com o empenho de todas as suas componentes sociais, políticas e religiosas, possa enfrentar este momento tão trágico e doloroso”, afirmou Francisco, que retomou, esta manhã, as habituais audiências gerais das quartas-feiras, depois das férias em julho.

O Papa disse esperar que o país, com a ajuda da comunidade internacional, superar “esta grave crise que está a atravessar”.

Duas fortes explosões sucessivas sacudiram Beirute na terça-feira, causando mais de uma centena de mortos e mais de 4.000 feridos, segundo o último balanço feito pela Cruz Vermelha.

O Governo português indicou na terça-feira não ter indicações de que haja cidadãos nacionais entre as vítimas.

As violentas explosões deverão ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa.

O primeiro-ministro libanês revelou que cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio estavam armazenadas no depósito do porto de Beirute que explodiu.

A UE já lamentou as vítimas e diz-se pronta para ajudar. "o nosso centro de coordenação de resposta de emergência está em contacto com as autoridades de proteção civil no Líbano", acrescentou o comissário Europeu Para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

O governo francês vai enviar para o Líbano dois aviões de transporte militar com 55 pessoas da proteção civil e 15 toneladas de material, assim como uma unidade sanitária que pode prestar cuidados a 500 feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+