Tempo
|
A+ / A-

Explosão em Beirute

INEM e Proteção Civil prontos a arrancar para o Líbano

05 ago, 2020 - 18:54 • Hugo Monteiro

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira que há informação de um ferido ligeiro entre a comunidade portuguesa em Beirute.

A+ / A-

O Governo português admite o envio de equipas do INEM para o Libano.

A secretária de Estado Jamila Madeira explica que a intervenção das equipas de emergência médica está a ser definida pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil, do qual se espera um contacto nas próximas 24 horas.

“A ideia é que o mecanismo nos diga, sem ter a certeza se não será em menos tempo, mas nas próximas 24 horas, quais os operacionais que irão de Portugal de acordo com a disponibilidade que o Estado português manifestou”, disse Jamila Madeira esta quarta-feira, na conferência de imprensa de apresentação dos últimos dados relativos à Covid-19 em Portugal.

Pela sua parte Duarte Costa, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, disse à Lusa que Portugal pode enviar até quatro equipas, relacionadas fundamentalmente com a resposta a emergência médica, a análise do ar e a atividades em estruturas colapsadas.

“Mantemos a nossa vontade de ajudar, não só através destas equipas como também através do envio de material, que estamos neste momento a analisar”, disse o responsável à Lusa.

Marcelo confirma um ferido ligeiro

O Presidente da República assume que há um ferido ligeiro, de nacionalidade portuguesa, entre as vítimas da explosão de Beirute.

Marcelo Rebelo de Sousa explica que já falou com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e que por enquanto não há feridos graves nem vítimas mortais de nacionalidade portuguesa.

“O ministro dos Negócios Estrangeiros, com quem falei hoje, informou-me que não tinha conhecimento de nenhum ferido grave português. Há notícia de um ferido ligeiro, mas não havia nenhum caso de um ferido português conhecido até ao princípio da tarde.”

O mais recente balanço de vítimas feito pela Agência Reuters já aponta para 135 mortos e cinco mil feridos na sequência da explosão de ontem em Beirute.

[Notícia atualizada às 21h11]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+