Tempo
|
A+ / A-

comboios

Acidente em Soure. “Segurança não pode estar só baseada no elemento humano”

03 ago, 2020 - 13:01 • Marta Grosso , Ana Rodrigues (entrevista)

Sindicato de Maquinistas lembra a importância do cumprimento das recomendações saídas de relatórios sobre acidentes. “Sempre que há recomendações, obrigatoriamente têm que ser seguidas”, diz António Domingues à Renascença.

A+ / A-

Saiba mais:


Se o sistema de controlo de velocidade estivesse instalado nas máquinas de manutenção que circulam nas linhas ferroviárias, poderia ter sido evitado o acidente de sexta-feira, dia 31 de julho) entre um comboio Alfa Pendular e uma máquina de trabalho da Refer. É o que defende, na Renascença, o presidente do Sindicato Nacional de Maquinistas.

“É uma falha grave permitir maquinaria daquele tipo circular em redes abertas à exploração sem o [mesmo] tipo de equipamentos [que os comboios], afirma António Domingues, referindo-se, em concreto, ao sistema Convel (controlo automático de velocidade), que existe nos comboios.

“A segurança não pode estar baseada apenas no elemento humano. As pessoas podem falhar, as máquinas também falham, mas são apenas um elo da cadeia de segurança. Os sistemas de segurança têm que ser redundantes e, quando o elemento humano falha, tem de haver um sistema que colmate essa falha”, sustenta, lembrando que, no acidente em Soure, “isso não aconteceu”.

O acidente matou duas pessoas – os dois trabalhadores que estavam no veículo de serviço – e causou 43 feridos.

O sindicalista lamenta ainda que as recomendações que saem dos relatórios sobre acidentes não estejam a ser implementadas.

“Temos alertado frequentemente que as recomendações têm de ser cumpridas, senão não faz sentido haver recomendações”, afirma António Domingues.

“Não basta só investigar um determinado acidente e depois colocar o relatório na gaveta. As recomendações têm de ser seguidas e o nosso alerta vai nesse sentido. Sempre que há recomendações, obrigatoriamente têm que ser seguidas”, reforça nestas declarações à Renascença.

O presidente do Sindicato Nacional de Maquinistas reagia assim à notícia desta segunda-feira do jornal “Público”, segundo a qual a empresa não seguiu as recomendações do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes, que podiam ter evitado o acidente.

A Infraestruturas de Portugal remete esclarecimentos sobre o acidente com o comboio Alfa Pendular para uma conferência de imprensa, a realizar ainda durante o dia de hoje.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+