Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conselho Regional de Lisboa

Ordem dos Advogados cria email para denúncias dos profissionais do setor. "A pandemia não justifica tudo”

02 ago, 2020 - 16:03 • Liliana Monteiro

O endereço de email vai permitir “formalizar queixas, sempre que haja atropelos aos direitos dos cidadãos ou dos advogados".

A+ / A-

Cidadãos impedidos de entrar em tribunal, advogados sem acesso aos processos, dificuldades de contacto com as conservatórias, deficiente funcionamento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Estas são algumas das razões que levaram o Conselho Regional de Lisboa, da Ordem dos Advogados, a criar um email para denúncias. João Massano afirma que os direitos dos cidadãos e advogados têm de ser respeitados.

"O advogado faz a diferença" é o nome da campanha digital que luta pela dignificação da advocacia. Agora, conta com mais uma iniciativa, um endereço de email para denúncias de advogados e cidadãos: respeito.advocacia@crlisboa.org.

João Massano, presidente do Conselho Regional de Lisboa (CRL), da Ordem dos Advogados, considera que “nos tempos que vivemos, é fundamental garantir e ver respeitados direitos”.

Sublinha que "o advogado é a pessoa que está ao lado dos cidadãos que não têm dinheiro. Ao contrário de outros serviços essenciais, os advogados suportam custos do Sistema de Acesso ao Direito, são eles que pagam a gestão administrativa do sistema. O CRL gasta perto de meio milhão, os médicos, por exemplo, não suportam o SNS".

João Massano, mostra-se preocupado com a "emergência dos pequenos poderes" e nota “que, por força da pandemia e a coberto da pandemia, há pequenos poderes que têm surgido e tomado conta do que não deviam. A pandemia não justifica tudo!".

Lamenta ainda que as pessoas estejam a aceitar, muitas vezes, "situações fora da lei", dando alguns exemplos. "Cidadãos impedidos de entrar num tribunal por causa de um segurança (não desprezando a função). Aconteceu a um advogado que ia com a parte e o conjugue da parte a um julgamento, mas este último foi impedido de entrar no edifício porque o segurança considerou que só o advogado, a parte e as testemunhas podiam entrar".

Os atropelos aos direitos são visíveis, constata, também noutros serviços do Estado. "Quem quiser recorrer à Conservatória dos registos centrais tem dificuldade em entrar em contacto; o contacto com serviço de finanças é difícil; o SEF nem vale a pena falar porque o funcionamento é um desastre. Neste momento, é impossível fazer agendamentos para autorizações de residência".

"Tenho conhecimento de trabalhadores estrangeiros, em Portugal, com contratos e a fazer descontos e estão há mais de um ano à espera só do agendamento para irem apresentar documentos e solicitar autorização ao SEF. Isto não é admissível num estado de direito", acrescenta o presidente do conselho.

Há "colegas que têm prazos a cumprir e precisam de consultar processos, mas não conseguem. Muitas vezes, por causa do teletrabalho e limitações de acesso aos tribunais, é difícil comunicar com a Justiça e, em alguns casos, os advogados não conseguem chegar aos processos", denuncia.

Por estas razões, João Massano explica que foi lançado um endereço de email que vai permitir “formalizar queixas sempre que haja atropelos aos direitos dos cidadãos ou dos advogados. O nosso objetivo é ajudar a resolver estas questões".

O responsável pretende combater aquilo que chama de "atropelos ao exercício da advocacia". As denúncias vão ser reunidas e posteriormente divulgadas para que as situações sejam resolvidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Duarte Cunha
    16 dez, 2023 Santa cruz da Graciosa 03:11
    muito boa tarde solicitei os serviços de um advogado para me tratar de um processo sob o regime,de inventário e partilha Acontece que o mesmo nunca me apresentou qualquer situaçao sobre o processo,e pediu 1300.00, dos quais ja lhe solicitei recibo explicito sobre o que estava a pagar e ate a presente data nada foi enviado,apesar de varias promessas do seu envio, Processo contra todos da minha família
  • Sandra Lopes
    09 nov, 2023 Lisboa/Lumiar 17:51
    Boa tarde, pois isto aconteceu no ano de 2022 do qual tive que recorrer a um advogado mas que já está reformado mas continua a trabalhar , confiei nele porque me foi apresentado por uma pessoa de confiança, longe de mim pensar que isto era um esquema do dois... A minha pergunta é: tendo ele me cobrado 4mil euros para não fazer nada, enviou simplesmente 4 cartas á outra parte e enviou dois e-mail´s á advogada da outra parte e sendo mal criado fiquei mais tarde a saber pela advogada no dia da escritura. e até á data da mesma não me respondeu a emails meus e só quando estava a chegar a data da mesma me tratou mal ao telefone me chamando de tudo e acusando de situações que são mentira, enfim entretanto no dia seguinte me enviou um email a perguntar se ainda queria os seus serviços, pois ele sabia depois do que disse ao ponto eu ficar de rastos psicologicamente , lhe disse que não que eu ia á escritura sozinha. me sinto roubado e enxovalhada por esta pessoa. Será que se pode fazer alguma coisa para que estas pessoas não roubem mais pessoas, eu gostaria de ter uma solução não só para mim mas ajudar as pessoas também, tenho dificuldade de aceitar que fui enganada/Roubada e mal tratada. quero achar soluções para mim e para outras pessoas que tanto sacrifício fazem e depois somos enganados e roubados
  • joao ernesto pereira
    29 mai, 2023 Braga 10:46
    muito boa tarde solicitei os prestimos de um advogado para me tratar de um processo sob o regime IDOSO ACOMPANHADO Acontece que o mesmo nunca me apresentou qualquer situaçao sobre o processo,e pediu 610.00, dos quais ja lhe solicitei recibo explicito sobre o que estava a pagar e ate a presente data nada fpi enviado,apesar de varias promessas do seu envio
  • Carlos Alberto Pedro
    15 nov, 2021 Ourem 21:37
    quero fazer uma denuncia de um advogado quanto a sua conduta para ganhar dinheiro em que vale tudo prejudicando o cliente e injuriando a outra parte qual o mail para onde devo reportar obrigado 15novembro2021

Destaques V+