Tempo
|
A+ / A-

Acidente com Alfa. Dois feridos com prognóstico reservado

02 ago, 2020 - 13:57 • Lusa

A circulação na Linha do Norte foi restabelecida nos dois sentidos às 9h00 deste domingo.

A+ / A-

Saiba mais:


Dois dos três feridos do acidente de comboio em Soure, que continuam internados nos Hospitais da Universidade de Coimbra, mantêm prognóstico reservado, mas não correm risco de vida, informou fonte hospitalar.

O caso que inspira mais cuidados é o do doente que está na Medicina Intensiva e que, segundo o gabinete de relações públicas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), "mantém-se estável, do ponto de vista hemodinâmico ventilatório e mantém prognóstico reservado".

"Uma das pessoas que está na Unidade de Cuidados Cirúrgicos Intermédios (UCCI) mantém-se estável do ponto de vista analítico e hemodinâmico, mas com necessidade de repetir exames de imagem para orientar os tratamentos a seguir. Também tem prognóstico reservado", adiantou a mesma fonte.

Quanto ao outro doente que está na UCCI, "tem um registo de melhoria clínico assinalável e mantém um bom prognóstico", mas não deverá ter alta ainda hoje, segundo o gabinete de relações públicas do CHUC.

O descarrilamento de um comboio Alfa Pendular, no concelho de Soure, distrito de Coimbra, com 212 passageiros, provocou na sexta-feira dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros.

Dos 44 feridos, quatro tiveram alta no local, 28 foram transportados para o CHUC, incluindo três crianças, e 12 foram assistidos no Hospital da Figueira da Foz.

Todos os feridos já tiveram alta hospitalar à exceção de três, que permanecem internados em Coimbra.

O comboio seguia no sentido sul - norte com destino a Braga e o descarrilamento ocorreu após o embate entre o Alfa Pendular e uma máquina de trabalho, perto da vila de Soure, junto à localidade de Matas.

Segundo nota informativa do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), a que a agência Lusa teve acesso, um Veículo de Conservação de Catenária, no qual seguiam duas pessoas - as duas vítimas mortais -, passou um sinal vermelho e entrou na Linha do Norte, tendo sido abalroado pelo comboio Alfa Pendular.

Entretanto, a circulação ferroviária nas duas vias na Linha do Norte entre Pombal e Alfarelos, interrompida desde sexta-feira devido a um acidente, foi restabelecida hoje, com limitações de velocidade, anunciou a Infraestruturas de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+