Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Descarrilamento em Soure

Passageiro descreve momento em que Alfa descarrilou. “Tudo rebentava por todos os lados”

31 jul, 2020 - 18:49 • Teresa Paula Costa , Inês Rocha

“Às vezes um minuto são três”, diz José Pereira à Renascença, tentando descrever o pânico entre os passageiros do Alfa Pendular que embateu numa máquina e descarrilou em Soure, distrito de Coimbra.

A+ / A-
Passageiro descreve momento em que Alfa descarrilou. “Tudo rebentava por todos os lados”
Passageiro descreve momento em que Alfa descarrilou. “Tudo rebentava por todos os lados”

Saiba mais:


“Os bancos, as malas em cima, as coisas todas, tudo o que era ferros rebentava por todos os lados”. É assim que José Pereira, passageiro que seguia no lugar 45 da carruagem 6 do Alfa Pendular que descarrilou em Soure, esta sexta-feira, descreve o momento do acidente que vivenciou.

No momento do embate, o homem de 73 anos viu “o comboio automaticamente a desfazer-se”.

José Pereira, que entrou na Gare do Oriente e ia a caminho de Vila do Conde, onde mora, não consegue dizer quanto tempo tudo demorou. “Às vezes um minuto são três, mas ali durante uns minutos largos todas as pessoas estavam em pânico, aquilo tudo a desfazer-se”, descreve à Renascença.

Quando o comboio finalmente paralisou, “as pessoas lá dentro ajudaram-se umas às outras, a levantarem-se, a pegarem nas malas”. Tentaram ainda partir os vidros “para entrar ar, porque não se podia abrir as portas nem nada”, diz.

Minutos mais tarde, chegaram os bombeiros, que “começaram a abrir portas” e a evacuar o comboio, retirando os passageiros, “um a um”.

Pelo menos duas pessoas morreram esta sexta-feira no descarrilamento de um Alfa Pendular em Soure, distrito de Coimbra.

As duas vítimas mortais eram operadores da máquina de trabalho da Refer em que o comboio embateu, segundo confirmou à Renascença o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes.

O comboio circulava no sentido Sul-Norte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+