Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alerta. Estão a ser feitos falsos telefonemas “evocando rastreio do cancro da mama”

31 jul, 2020 - 10:11 • Lusa

Os telefonemas estão a ser feitos por pessoas do sexo feminino, que depois pedem diversas informações “relacionadas com pormenores de roupa interior e fotos”.

A+ / A-

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) alertou a “população em geral para falsos telefonemas que estão a ser realizados em nome deste instituto público”.

A ARSC refere que esses falsos contactos são feitos “evocando o rastreio do cancro da mama”.

Denúncias recebidas no Gabinete do Cidadão daquela entidade “dão nota de que os telefonemas estão a ser feitos por pessoas do sexo feminino, que se apresentam como responsáveis pelo rastreio do cancro da mama da ARSC”, acrescenta na nota.

Durante os telefonemas são pedidas diversas informações “relacionadas com pormenores de roupa interior e fotos”.

A Administração de Saúde do Centro informa ainda “as cidadãs e os cidadãos que a convocatória para o rastreio do cancro da mama”, da sua responsabilidade e da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), “não se processa telefonicamente”.

Assim, “qualquer contacto” efetuado por aquele meio é “falso e deve ser denunciado junto das autoridades”, conclui a ARSC.

*Esta notícia foi desmentida pela própria ARS-C, que confirma que as chamadas estão a ser feitas no lugar da tradicional carta para remarcação de exames de rastreio. Leia mais aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+