Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE avisa que pode haver falta de seringas para vacinação em massa contra Covid-19

30 jul, 2020 - 12:29 • Sofia Freitas Moreira

A Comissão Europeia aconselha os 27 a comprarem em conjunto estes materiais e mais vacinas contra a gripe.

A+ / A-

Veja também:


A União Europeia (UE) alertou os estados-membros para o risco de haver falta de seringas, toalhetes e material de proteção necessários para uma possível vacinação em massa contra a Covid-19, segundo a Reuters.

De acordo com o documento divulgado no site da UE, o bloco aconselha os 27 a procederem a aquisições conjuntas destes materiais, pedindo também que os governos considerem a compra em conjunto de mais vacinas contra a gripe.

O objetivo é evitar surtos simultâneos de gripe e da Covid-19, durante o próximo outono.

Ainda não existe uma vacina contra a Covid-19 totalmente desenvolvida ou aprovada, mas vários países já começaram a assegurar abastecimentos de potenciais candidatas.

No caso de uma vacina se provar eficaz, a produção e a distribuição da mesma podem tornar-se complicadas, de acordo com a UE.

“Assim que desenvolvidas, as vacinas contra a Covid-19 podem vir sem seringas e outros materiais”, disse a Comissão Europeia a vários especialistas de saúde europeus, durante uma reunião que teve lugar na semana passada.

“Pode haver falta de material”, avisou a Comissão, questionando os países sobre os seus stocks de seringas, toalhetes, álcool e materiais de proteção individual, como máscaras.

Quanto à compra conjunta destes materiais, o documento que resume a reunião, e que agora se encontra disponível no site da União Europeia, os representantes de Itália e dos Países Baixos mostraram interesse nesta opção.

Os esquemas de compras conjuntas são considerados benéficos, na medida em que permitem obter melhores preços e evitar conflitos entre os vários governos.

Os estados-membros foram convidados a comunicarem o seu interesse em compras conjuntas de vacinas contra a gripe até ao passado dia 24 de julho, de acordo com o documento.

Segundo a Reuters, a Comissão Europeia não quis comentar o processo, por ser confidencial.

Corrida à vacina para a Covid-19. Mais duas candidatas na fase final de testes
Corrida à vacina para a Covid-19. Mais duas candidatas na fase final de testes
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+