Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Madrid decreta uso obrigatório de máscara em espaços públicos. Multa pode chegar aos 100 euros

30 jul, 2020 - 08:40 • Sofia Freitas Moreira com agências

O valor da multa pode aumentar, caso o incumprimento seja intencional ou reincidente.

A+ / A-

Veja também:


A partir desta quinta-feira, passa a ser obrigatório o uso de máscara, para maiores de seis anos, em todos os espaços públicos em Madrid e incumpridores da medida arriscam-se a pagar uma multa que pode ascender aos 100 euros.

De acordo com o prefeito da capital espanhola, a multa baseia-se na lei da Saúde Pública regional e acrescenta que o valor base dos 100 euros pode aumentar, caso o incumprimento do uso obrigatório da máscara seja intencional ou reincidente.

Além desta medida, a capacidade em terraços e restaurantes passa a ser limitada a dez pessoas e os locais de diversão noturna encerram às 01h30.

As esplanadas também encerram às 01h30 e as autoridades vão passar a consultar os documentos de identificação (Bilhete de Identidade) dos clientes dos estabelecimentos, para "facilitar o rastreio" de casos positivos de Covid-19.

O Governo espanhol aconselha ainda que os ajuntamentos em espaços privados não ultrapassem as dez pessoas.

O conjunto de medidas foi apresentado na última terça-feira pela presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, depois de se ter verificado um aumento de novos casos de infeção no país.

Até ao momento, a Espanha soma um total de 282.641 casos confirmados de infeção por Covid-19 e 28.441 mortes associadas à doença. 150.376 pessoas foram dadas como recuperadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+