Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seis sociedades de gestão de resíduos acusadas de pacto de não concorrência

30 jul, 2020 - 18:46 • Lusa

Autoridade da Concorrência diz que o plano remonta a abril de 2017. E valeu outras tarefas ligadas à gestão de resíduos, desde embalagens industriais a resíduos perigosos.

A+ / A-

A Autoridade da Concorrência acusou hoje seis sociedades e seis administradores de dois grupos de gestão de resíduos de conluio para não fazerem concorrência umas às outras.

Blueotter, Circular, Citri, Proresi, EGEO SGPS e EGEO TA, que pertencem aos grupos Blueotter e EGEO, são as entidades acusadas na investigação do regulador, que salienta em comunicado que não tirou ainda conclusões definitivas.

A acusação “não determina o resultado final da investigação” e os visados podem ainda “exercer o seu direito de audição e defesa”.

Na acusação, a autoridade afirma que, desde abril de 2017, as sociedades “mantinham um acordo de não concorrência”, o que é proibido pela Lei da Concorrência.

Até 2019, este acordo ilícito valeu entre as seis sociedades, que fazem recolha, revenda, colocação em aterro e outras tarefas ligadas à gestão de resíduos, desde embalagens industriais a resíduos perigosos.

O acordo foi descoberto quando a Autoridade recebeu os contratos de aquisição da EGEO Circular S.A. pela Blueotter, em maio de 2019.

Na lei, estabelece-se que este tipo de acordos “prejudica consumidores, a competitividade das empresas e a economia como um todo”, destaca a autoridade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+