Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardeal exorta jovens de Leiria. “Há mais vida para além da pandemia”

28 jul, 2020 - 19:44

D. António Marto convida os jovens da sua diocese a manter os olhos postos no encontro com o Papa na Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em Portugal em 2023.

A+ / A-

O cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, dirigiu esta terça-feira uma mensagem aos jovens da sua diocese, recordando-os de que “há mais vida para além da pandemia”.

Numa altura em que estava previsto os jovens reunirem-se para uma festa em Porto de Mós, o bispo lamenta o facto de esta ter tido de ser cancelada, mas anima os seus fiéis a manterem-se com esperança.

“Estava previsto encerrarmos o biénio pastoral dedicado aos jovens com uma grande festa a realizar neste último fim de semana de julho. Estaríamos lá em festa. Seria o culminar de uma caminhada que foi vivida com entusiasmo através de tantos e variados encontros nos diversos lugares da diocese. A pandemia obrigou-nos a cancelar outros encontros e impediu-nos a realização da festa”, começa por dizer o cardeal.

“Mas é caso para dizer que há mais vida para além da pandemia. Esta não anula tudo o que vivemos nestes dois anos nem o testemunho belo de generosidade e solidariedade que muitos jovens voluntários deram neste tempo de provação junto dos mais necessitados”, continua, com um agradecimento especial a todos os que trabalharam para tornar as atividades possíveis.

“Há que continuar de começo em começo. Somos uma missão! À nossa frente temos já uma meta: a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em 2023. O Papa Francisco já nos deu o mote: ‘Jovem, levanta-te’! E vai! É o apelo aos jovens para se levantarem e procurarem em Cristo vivo o vigor interior e o entusiasmo para fazer face aos novos desafios. É um convite a uma abertura para a realidade. Como o próprio Papa explica, ‘Levanta-te’ significa ‘sonha’, ‘arrisca’, ‘esforça-te por mudar o mundo’. O que é belo apaixona.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+