Tempo
|
A+ / A-

BE pede justiça no caso da morte de Bruno Candé Marques

26 jul, 2020 - 21:13 • Lusa

Partido diz que o assassinato do ator, numa rua de Moscavide, "obriga-nos a todos, enquanto sociedade, a refletir sobre como foi possível acontecer em plena luz do dia".

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) de Loures defende justiça no caso da morte do ator Bruno Candé Marques, que foi baleado no sábado em Moscavide, exigindo que todos os pormenores e motivações do crime sejam devidamente apurados.

“O assassinato de Bruno Candé Marques choca-nos profundamente e obriga-nos a todos, enquanto sociedade, a refletir sobre como foi possível acontecer em plena luz do dia no centro de Moscavide”, no concelho de Loures, distrito de Lisboa, avançou a concelhia do BE, endereçando condolências à família e amigos.

À margem de uma conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, foi hoje questionado sobre a abertura de um inquérito sobre este crime, ao que respondeu que a Polícia de Segurança Pública (PSP) “deteve, de imediato, o alegado responsável” pelo crime de homicídio.

“As autoridades judiciárias tomarão as suas decisões relativamente a um crime que vivamente repudiamos”, afirmou Eduardo Cabrita.

No sábado, a família de Bruno Candé Marques exigiu "justiça célere e rigorosa" perante um crime que considerou "premeditado e racista".

Em comunicado, a família do ator, de 39 anos, refere que Bruno Candé Marques "foi alvejado à queima-roupa, com quatro tiros, na rua principal de Moscavide" e que "o seu assassino já o havia ameaçado de morte três dias antes, proferindo vários insultos racistas".

"Face a esta circunstância", a família considera que "fica evidente o caráter premeditado e racista deste crime" e exige que "a justiça seja feita de forma célere e rigorosa".

O comunicado realça que Bruno Candé Marques era ator da companhia de teatro Casa Conveniente desde 2010, tendo participado em telenovelas.

Sem mencionar a identidade da vítima, a PSP informou que um homem morreu no sábado, após ter sido baleado em várias partes do corpo, por outro homem, com cerca de 80 anos, na avenida de Moscavide, em Loures.

Segundo a PSP, o suspeito do crime de homicídio foi detido e a arma de fogo apreendida.

Em comunicado, a associação SOS Racismo reclamou que a "justiça seja feita" contra um "crime com motivações de ódio racial".

Para a associação, "o caráter premeditado do assassinato não deixa margem para dúvidas de que se trata de um crime com motivações de ódio racial".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vejam mais além
    28 jul, 2020 E não vão atrás da manada 14:31
    Vão consultar a ficha do tal Candé, junto das autoridades. Tráfico de droga, violência doméstica, desordens, agressões e insultos na via pública, está lá tudo. Assim como o registo de insultos e ameaças ao tipo que o matou, uns dias antes do acontecimento. Crime está desculpado? Nunca! Mas andarem para aí a gritar "Racismo, racismo" e a endeusar o tipo, depois dum encobrimento dos factos, deste calibre...

Destaques V+