Tempo
|
A+ / A-

Estado da Nação

Rio avisa que Portugal “já fez asneiras a mais” e exige garantias sobre hidrogénio

24 jul, 2020 - 10:49 • Lusa

“Nós não temos condições para aventuras nem para ideias megalómanas”, alerta líder do PSD no debate do estado da Nação.

A+ / A-

O presidente do PSD avisou que Portugal “já fez asneiras a mais” e pediu hoje garantias de que não haverá “mais 'negócios da China'” no investimento na produção de hidrogénio, que classificou como “projeto extremamente perigoso”.

“Nós não temos condições para aventuras nem para ideias megalómanas”, defendeu Rui Rio, na sua pergunta ao primeiro-ministro, António Costa, no arranque do debate do estado da nação no parlamento.

A intervenção inicial de Rio foi totalmente dedicada a este assunto, à exceção de uma pequena ironia sobre a intervenção inicial de António Costa, em que este apelou à esquerda para uma base de entendimento sólida.

“Quase não resisti a comentar um pedido de casamento de papel passado ali com PCP e BE, mas vou ater-me à minha ideia sobre um projeto que o Governo anunciou e que considero extremamente perigoso”, afirmou.

O líder do PSD questionou que, na estratégia nacional sobre o hidrogénio, o Governo preveja investir “sete mil milhões de euros”, valor próximo do da Alemanha, nove mil milhões de euros.

“Pode assegurar na Assembleia da República que, para a produção de hidrogénio, não vamos assistir a rendas garantidas, leia-se excessivas, que aconteceram no governo Sócrates, pode garantir que não vai repetir os mesmos erros?”, questionou.

Na resposta, António Costa assegurou que Portugal vai ter “uma posição liderante” na produção de hidrogénio verde na Europa porque o país tem “condições naturais para o fazer” e porque tal representa um “fator importante para a mobilização da indústria nacional e para a valorização geoestratégica” do país.

“O leilão que abrimos gerou intenções de investimento privado de 16 mil milhões de euros, a contrapartida de investimento público são 400 milhões de euros ao longo de dez anos”, afirmou, considerando que tal significa que haverá uma “ajuda pública mínima” comparativamente ao dinheiro privado.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Faz-de-conta
    24 jul, 2020 Que sou Oposição 12:02
    E uma dessas asneiras foi por-te à frente do partido de Sá Carneiro. Vai fazer combinações com o teu amigo Costa, vai. E entretanto deixa de armar em "líder da oposição". Não és, nem serás, não tens estaleca para isso, nem fazes oposição nenhuma. Só faz-de-conta.

Destaques V+