Tempo
|
A+ / A-

Estado da nação

Governo quer duplicar vagas para formação em saúde pública

24 jul, 2020 - 13:56 • Lusa

O anúncio foi feito pela ministra da Saúde durante o debate do estado da Nação.

A+ / A-

O Governo está a trabalhar com a Ordem dos Médicos para duplicar o número de vagas para formação especializada em saúde pública "excecional e imediatamente", anunciou hoje a ministra da Saúde.

A ministra da Saúde, Marta Temido, fez este anúncio durante uma intervenção no debate sobre o estado da nação, na Assembleia da República, após advertir que Portugal tem de estar preparado "para responder à persistência ou ao recrudescimento da covid-19".

"Exatamente porque sabemos que a capacidade das equipas de saúde pública é decisiva para identificar e isolar precocemente casos e contactos, quero dar-vos nota de que estamos a trabalhar com a Ordem dos Médicos para duplicar o número de vagas para a formação médica especializada em saúde pública, excecional e imediatamente", declarou.

Marta Temido referiu que este "é mais um passo" para que o Governo dá para reforçar o número de profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e assinalou que este setor foi assumido como "a grande prioridade orçamental para 2020".

"Já reforçámos em 20 mil os efetivos do SNS, só desde 2015. São hoje mais de 140 mil os efetivos do SNS. E durante o período excecional de resposta à pandemia aumentámos ainda em 3995 a força de trabalho do SNS. Com os 1150 recém-especialistas que esperamos a muito curto prazo contratar, teremos largamente cumprido aquilo que é o quadro de referência das contratações para este ano", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+