Tempo
|
A+ / A-

Migrantes que desembarcaram no Algarve vão ficar detidos na prisão do Linhó

23 jul, 2020 - 15:39 • Gastão Costa Nunes com redação

A detenção poderá prolongar-se por um máximo de 60 dias.

A+ / A-

Os migrantes que desembarcaram na Ilha do Farol, no Algarve, vão ficar detidos até à conclusão do processo, segundo apurou a Renascença junto das autoridades.

Durante a manhã desta quinta-feira, os 21 migrantes foram ouvidos no Tribunal de Faro.

O grupo vai permanecer numa ala especial do estabelecimento prisional do Linhó, em Cascais, até que todos os trâmites legais do processo estejam concluídos.

Esta detenção poderá prolongar-se por um máximo de 60 dias.

Um grupo de 21 migrantes, aparentemente marroquinos, segundo as autoridades, foi intercetado já no areal da Ilha do Farol, pelas 19:45 de terça-feira, tendo pernoitado num pavilhão em Olhão.

Os resultados dos testes de despiste à covid-19 realizados aos 21 migrantes foram todos negativos.

O Algarve tem sido procurado por migrantes ilegais como porta de entrada para a Europa, tendência que se tem acentuado no últimos meses. Desde dezembro, já foram intercetados 69 migrantes oriundos do norte de África na região.

Nos últimos oito meses foram intercetados a desembarcar ilegalmente no Algarve 69 migrantes provenientes do norte de África, com o último caso registado ao fim da tarde de terça-feira, na Ilha do Farol, concelho de Faro.

A diretora nacional do SEF afirmou, na quarta-feira, que é “inegável” a sucessão de desembarques de migrantes marroquinos na costa algarvia, com o último a acontecer terça-feira, mas considerou “prematuro” falar da existência de uma rota de imigração ilegal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fora daqui!
    23 jul, 2020 Voltem para Marrocos 19:34
    Prisão por 60 dias, é errado. Recambiá-los de imediato à procedência era mais correto, ou seja, desembarcaram, foram capturados, eram levados para o quartel e saíam no próximo voo para Marrocos que foi de lá que eles saíram. Agora 60 dias a mobilizar meios que custam dinheiro e a dar-lhes comida...

Destaques V+