Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha

Ex-guarda nazi de 93 anos condenado a pena suspensa de dois anos de prisão

23 jul, 2020 - 12:34 • Sofia Freitas Moreira com agências

O ex-guarda de um campo de concentração nazi é acusado de cumplicidade no assassinato de 5.230 pessoas.

A+ / A-

Bruno Dey, um ex-guarda de um campo de concentração nazi acusado de cumplicidade no assassinato de 5.230 pessoas, foi condenado a uma pena suspensa de dois anos de prisão, esta quinta-feira.

Um tribunal em Hamburgo, na Alemanha, considerou-o culpado por atrocidades cometidas entre agosto de 1944 e abril de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com a acusação.

Devido ao seu estado de saúde, o ex-guarda Nazi de 93 anos foi condenado a uma pena suspensa de dois anos, naquele que pode bem ser um dos últimos casos de guardas nazis sobreviventes.

Bruno Dey era um guarda da torre da organização paramilitar SS, no campo de concentração de Stutthof, perto do que era então Danzig, agora Gdansk, na Polónia, quando tinha apenas 17 anos.

O homem nega todas as acusações, tendo dito, em tribunal, que não contribuiu para nada do que aconteceu, defendendo-se que, na altura, cumpria apenas ordens forçadas enquanto “guarda normal”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+