Tempo
|
A+ / A-

Chegada de migrantes ao Algarve. "Portugal está numa situação de grande vulnerabilidade"

22 jul, 2020 - 12:34 • André Rodrigues

Sindicato dos Inspetores do SEF critica "a ausência de resposta por parte do Governo". Nos últimos oito meses foram intercetados a desembarcar ilegalmente no Algarve 69 migrantes provenientes do norte de África.

A+ / A-
Faro. Grupo de 21 migrantes intercetado na praia da Ilha do Farol
Faro. Grupo de 21 migrantes intercetado na praia da Ilha do Farol

O Sindicato dos Inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) considera que o desembarque de migrantes na costa algarvia revela que "Portugal está numa situação de grande vulnerabilidade".

Depois de, na terça-feira, 21 migrantes terem sido intercetados pela GNR na Ilha do Farol, o sindicalista Acácio Pereira diz à Renascença que "um país, com uma costa com esta dimensão, que é, simultaneamente, fronteira portuguesa e da União Europeia devia ter uma atenção especial", porque esta "é uma situação que nos coloca riscos, no plano migratório, mas também no plano criminal e da nossa segurança interna".

Por outro lado, o dirigente do Sindicato dos Inspetores do SEF avisa para o que diz ser "o efeito chamada”.

“Se as pessoas começam a ver que conseguem chegar com facilidade, o Algarve poderá tornar-se um ponto de chegada, à semelhança do que aconteceu noutros pontos da Europa. Provavelmente, não com a mesma dimensão, mas pode acontecer."

Acácio Pereira lamenta, ainda, "a ausência de resposta por parte do Governo para este problema", que, segundo diz, "acaba por explicar as falhas sistemáticas na deteção de embarcações ilegais que, pura e simplesmente, não existe".

Além de que, conclui, "o país não tem centros de instalação em condições para acolher estas pessoas".

Um grupo de 21 migrantes foi intercetado, ao final da tarde de terça-feira, pela GNR na praia da Ilha do Farol, em Faro.

Vieram do norte de África numa pequena embarcação de madeira. Ficaram a cargo das autoridades e foram ser testados à Covid-19, antes de serem entregues ao SEF para a realização das restantes diligências.

Nos últimos oito meses foram intercetados a desembarcar ilegalmente no Algarve 69 migrantes provenientes do norte de África.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bah!
    22 jul, 2020 Só aqui 13:51
    Vigilância da Costa, inoperante: a Marinha dorme, a GNR atua quando recebe um telefonema de alguém que os tenha visto, o ministro da tutela acha "ridículo" falar-se numa rota de ilegais, embora eles continuem a aparecer. Continuem a negar aquilo que todos vemos.

Destaques V+