Tempo
|
A+ / A-

EUA ordenam encerramento de consulado chinês devido a espionagem

22 jul, 2020 - 18:30 • Redação com Reuters

A China já condenou a ordem de encerramento do consulado em Houston e ameaça retaliar na mesma moeda.

A+ / A-

Os Estados Unidos ordenaram à China que proceda ao encerramento do consulado na cidade de Houston, no Texas, por alegada espionagem.

O Departamento de Estado diz que a decisão foi tomada para “proteger a propriedade intelectual americana e a informação privada dos americanos”.

A China já condenou a ordem de encerramento do consulado em Houston e ameaça retaliar na mesma moeda.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pequim fala numa “exigência abrupta” e numa “escala sem precedentes” entre as duas potências.

Uma fonte citada pela agência Reuters diz que o Governo chinês está a analisar a possibilidade de encerrar a representação diplomática norte-americana em Wuhan, cidade conhecida como a origem da pandemia de Covid-19.

A deterioração das relações entre Estados Unidos e China acontece na contagem decrescente para as eleições presidenciais norte-americanas, que se realizam em novembro deste ano.

O Presidente Donald Trump e o candidato democrata, Joe Biden, têm rivalizado sobre quem tem a resposta mais dura em relação às ambições geoestratégicas chinesas.

Durante uma visita à Dinamarca, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, reforçou as acusações de furto de propriedade intelectual por parte da China, que custam “centenas de milhares de postos de trabalho”.

O fecho do consulado de Houston é conhecido horas depois de outro caso, em que o Governo dos EUA acusou dois piratas informáticos chineses de roubar centenas de milhões de dólares em segredos comerciais de empresas que estão a trabalhar numa vacina contra a covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+